Ouvindo...

PBH volta a obrigar uso de máscaras em transportes e unidades de saúde

Secretária Claudia Navarro anunciou medida por conta do aumento de casos de Covid-19 na capital mineira

Quantidade de testes positivos tem crescido na capital mineira

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta quinta-feira (17) que o uso de máscaras voltará a ser obrigatório em instituições de saúde e no transporte nos próximos 15 dias. A publicação sai amanhã no Diário Oficial do Município. Nas escolas, por enquanto, o uso continua facultativo.

“Baseado no aumento de casos confirmados, a PBH, através da secretaria de Saúde, vai publicar um decreto voltando com a obrigatoriedade de máscaras em instituições de saúde e transporte urbano - táxi, escolar, Uber, ônibus”, afirma a secretária de Saúde Claudia Navarro.

“Ainda é uma doença de comportamento desconhecido. Sempre é colocado que isso pode mudar, pois não temos certeza do comportamento daquela doença. Temos conhecimento melhor, mas medidas precisam ser sempre revistas”, aponta. “Existe a recomendação que as pessoas continuem usando máscaras em locais fechados, principalmente maiores de 60 anos e imunossuprimidos”.

A medida é necessária, conforme Navarro, por conta do crescimento dos casos de Covid na capital mineira. “Há três semanas, tivemos aumento de 3% nos testes positivos. Na semana passada, de 5% e, nesta semana, 15%. Não temos crescimento alarmante de casos graves, nem óbitos, mas com uma progressão rápida da positividade devemos conter o vírus”, afirma.

Vacinação em bebês

Nesta quinta-feira (17), teve início a vacinação para crianças entre 6 meses e 2 anos, e que são acometidas com alguma comorbidade. A PBH recebeu 5,6 mil doses da Pfizer pediátrica, que podem imunizar quase 3 mil crianças na capital.

“Hoje estamos começando a vacinação de crianças de seis meses a dois anos. O município recebeu 5,6 mil doses, para vacinar 2.800 crianças porque temos que garantir a segunda dose”, afirmou a secretária.

O grupo convocado, segundo a PBH, corresponde a 4,6% dos bebês dessa faixa etária na cidade. Cada uma das nove regionais contará com um centro de saúde disponível, cujos horários e locais podem ser acessados aqui.

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo