Ouvindo...

ET de Varginha: cidade mineira ganha memorial 26 anos após ‘visita’ do extraterrestre

Varginha, no Sul de Minas, virou assunto internacional em 1996 quando moradores viram o ET

Memorial do ET será aberto ao público nesta terça-feira

A cidade de Varginha inaugura nesta terça-feira (8) o Memorial do ET, considerado pela prefeitura da cidade do Sul de Minas um dos maiores atrativos turísticos da região. Além do museu, o espaço vai abrigar um planetário exibirá filmes em 360º de curta duração educacionais e culturais.

O ET de Varginha virou assunto internacional em 1996 e turbinou o turismo na cidade mineira. No dia 20 de janeiro daquele ano três meninas viram um ser estranho, baixinho e de olhos vermelhos e que não parecia com nenhum bicho visto antes.

Desde então, Varginha é conhecida como a cidade do ET, atraindo turistas e estudiosos sobre o tema. Previsto para ficar pronto em 2008, o memorial será aberto ao público com 14 anos de atraso.

O Memorial do ET contará toda história envolvendo o extraterrestre em painéis suspensos e vídeos em nove televisões instaladas nas mãos de ET´s lúdicos, criados pelo artista plástico Gleiber Piva.

“É um tema que mexe com o imaginário de muitas pessoas e convida estudiosos, pesquisadores e ufólogos para juntarem-se nesta visita especial a Varginha que ficou mundialmente conhecida pelo episódio ufológico”, diz nota da prefeitura.

O evento de inauguração, marcado para 19h, contará com as presenças dos ufólogos Vitório Pacaccini, Marco Aurelio, Jamil Villanova e outros de renome na ufologia internacional.

Também foram convidadas as jovens que avistaram as criaturas, na tarde de 20 de janeiro de 1996.

O Memorial do ET leva o nome “Radialista Galvão Conde”, jornalista que morreu em 2017, aos 84 anos e dedicou a vida para divulgar o nome de Varginha.

Relembre

Há 26 anos, por volta das 15h30 do dia 20 de janeiro de 1996, duas irmãs e uma amiga cortavam caminho por um terreno baldio quando se depararam com algo que seria um ser estranho: de baixa estatura, franzino, cabeça desproporcional, grandes olhos vermelhos sem pupila e íris; no crânio, três protuberâncias. Aparentemente assustada, a criatura teria veias estufadas sobre os ombros. Assim, descreveram o contato com o lendário ET de Varginha, personagem do episódio que ajudou a consolidar a figura do ET no imaginário brasileiro e ainda desperta muitas dúvidas.

Verdade ou mentira? Existem duas versões em jogo: a negativa oficial do Exército e a contestação por parte de ufólogos e testemunhas que atestam terem visto, na época, objetos voadores não Identificados (OVNIs) e seres extraterrestres na região do Sul de Minas.

O suposto ovni teria caído em uma fazenda próxima à Varginha no dia 13 de janeiro. Os destroços teriam sido recolhidos pelo Exército e, no dia 20 de janeiro, outro artefato soltando fumaça foi avistado em direção à cidade. Depois, bichos estranhos são vistos próximo ao bairro Jardim Andere. Na tarde daquele dia, as irmãs Liliane e Valquíria Silva e a amiga Kátia Xavier teriam tido um contato de terceiro grau com a criatura. Ou seja, elas o veem de perto e, assustadas, saem correndo.

A cidade entrou em estado de euforia. Polícia, Corpo de Bombeiro e Exército teriam capturado duas criaturas, uma delas passa por hospitais e morre. Depois, duas cargas suspeitas são levadas para Campinas (SP). O desfecho trágico se daria com morte por infecção generalizada do policial que, supostamente, capturou uma das criaturas sem nenhum tipo de proteção. As informações nunca foram confirmadas, mas deram origem à lendária história do ET de Varginha.

*Com informações da EBC

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.