Ouvindo...

Empresa que aplicava golpe do empréstimo consignado em idosos é alvo de mandados em BH

Até o momento, 40 vítimas foram identificadas pela polícia

Trinta aparelhos de celular foram apreendidos pela polícia

A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (18), quatro mandados de busca e apreensão contra uma empresa que aplicava golpes do empréstimo consignado em idosos em Belo Horizonte. Na ação, foram recolhidos aparelhos de celular, documentos e computadores. De acordo com a instituição, ao menos 40 vítimas foram identificadas até o momento.

Segundo o delegado Eduardo Hilbert, responsável pela investigação, a empresa é investigada por crimes de estelionato e organização criminosa. “A investigação teve início a partir do momento em que uma das vítimas nos procurou e narrou ter sido ludibriada pela empresa alvo de investigação”, explicou.

A vítima contou à polícia que a empresa entrou em contato com ela dizendo que poderia reduzir a taxa de juros cobrada em um contrato de crédito consignado que ela possuía. “Essa vítima com o intuito de reduzir os valores cobrados no crédito consignado, se dirigiu até a sede da empresa, forneceu os documentos e depois foi surpreendida com a contratação de um novo crédito consignado”.

Conforme o delegado, a contratação não havia sido autorizada pela vítima. Durante as investigações, a polícia identificou outras pessoas que caíram no golpe, sendo a maioria idosos com mais de 60 anos. “No curso da investigação, restou verificar que essa empresa vem há alguns meses já praticando golpes, ludibriando vítimas, no sentido de oferecer um serviço de redução de taxa de juros nos contratos de crédito consignado. No entanto, eles realizam um novo crédito consignado sem autorização da vítima, comprometendo ainda mais a renda desses idosos ”, disse Hilbert.

Na operação desta quinta, a polícia apreendeu 30 aparelhos de celular, 15 CPUs, um HD externo e vários documentos. O próximo passo, de acordo com o delegado, é concluir o inquérito policial e indiciar todos os envolvidos no crime.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.