Ouvindo...

Santa Casa de Belo Horizonte tem redução de 50% dos leitos de CTI após incêndio

Hospital contava com 100 leitos e agora terá 50 até reforma; 26 funcionários foram internados devido à inalação de fumaça

João Costa de Aguiar Filho explica que Santa Casa está sem 50 leitos de CTI após incêndio

A Santa Casa de Belo Horizonte teve uma redução de 50% dos leitos de CTI após o incêndio na Ala 3 do 10° andar, na noite dessa segunda-feira (27). Dos 100 leitos da unidade intensiva, apenas 50 estão disponíveis. Quem confirma é o diretor jurídico de governança e planejamento da unidade hospitalar, João Costa de Aguiar Filho, ao repórter Ailton do Vale nesta terça-feira (28). O CTI segue interditado e ainda não há previsão de quando irá retomar os atendimentos. Dois pacientes morreram.

“O décimo andar está interditado. Temos que ter uma ação rápida porque são 50 leitos de CTI que hoje a Santa Casa não tem à disposição.”

Cirurgias eletivas são suspensas após incêndio na Santa Casa

Os outros andares e setores estão funcionando normalmente após a liberação, ainda na madrugada, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. As causas incêndio estão sendo investigadas. A suspeita é de que o fogo tenha começado em um aparelho de oxigênio no 10° andar.

“O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram presentes na Santa Casa durante toda a noite e parte da madrugada e junto com os técnicos da Santa Casa orientaram para a liberação de todos os outros setores que estão funcionando regularmente.”

Dois homens, identificados até o momento como César e Otávio, que estavam no CTI, morreram durante a remoção. A Polícia Civil investiga os óbitos e o laudo será emitido pelo IML de BH. João Costa disse que os dois pacientes apresentavam estado grave e ainda não é possível afirmar se as mortes foram em decorrência do incêndio.

“Informações que temos são preliminares e o IML dará o laudo final sobre a causa da morte. Os dois pacientes estavam no 10° andar sendo assistidos nos leitos do CTI e tiveram que ser transferidos. Durante o transporte deles houve uma perda, mas não sabemos precisar se há uma relação direta com o incêndio.”

Devido à grande quantidade de fumaça inalada durante a remoção dos pacientes, 25 funcionários estão internados no Hospital São Lucas e “nenhum deles está com queimadura”, explicou o diretor que completou que nenhum paciente foi atingido pelo fogo.

Ao todo, 12 pacientes foram transferidos para hospitais da Rede Fhemig sendo nove para o Hospital João XXIII e três para a Maternidade Odete Valadares. Apenas um paciente retornou para a Santa Casa neste terça-feira (28) e segue sendo assistido pela equipe da unidade hospitalar.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022