Ouça a rádio

Compartilhe

PBH publica decreto que volta com a obrigatoriedade de máscaras em locais fechados

 A obrigação será, inicialmente, até o dia 31 de julho. O anuncio foi feito em coletiva nessa segunda-feira (13)

O decreto com as novas regras será publicado no DOM

A prefeitura de Belo Horizonte, publicou, nesta terça-feira (14), o decreto que retoma a exigência do uso de máscara em ambientes fechados para conter o avanço da covid. Item de proteção não era obrigatório em BH desde 28 de abril.

"Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação", informa o documento. A obrigação será, inicialmente, até o dia 31 de julho, considerando o período estimado para diminuição da incidência de casos respiratórios na capital.

A máscara será obrigatória em unidades de saúde, shoppings, no transporte coletivo, além das salas de aula, seja de instituições públicas ou privadas. Fora das salas, em ambientes externos, a permissão caberá às escolas.

A retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras levou em consideração o aumento da positividade de testes, sendo que na semana entre 1º e 7 de maio foram realizados 6.531 exames, com taxa de positividade de 6%.

Já entre o período de 29 de maio e 4 de junho de 2022, foram 20.964 testes, com 19% de positividade. Os exames foram realizados na rede própria do município.

Alta na incidência

A incidência de Covid-19 também aumentou. De acordo com os dados dos últimos 14 dias, em 19 de maio, o número de novos casos era de 112,9 por 100 mil habitantes. Segundo dados do dia 8 de junho, são 156 casos confirmados por 100 mil habitantes.

Vacinação

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, a cobertura vacinal em BH ainda não é suficiente, com destaque para a segunda dose em crianças de 5 a 11 anos.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido