Ouça a rádio

Compartilhe

UPAs de BH têm escala incompleta de médicos e apenas 7 pediatras de plantão

Na UPA Venda Nova não há atendimentos pediátricos 

UPA Venda Nova não tinha atendimento pediátrico neste sábado (4)

O sábado é de tensão para pacientes que precisam de atendimento médico nas UPAs de Belo Horizonte. De acordo com o repórter Matheus Oliveira, não há médicos pediatras na UPA Venda Nova.

Um levantamento feito neste sábado (4) pelo Conselho Distrital de Saúde do Barreiro aponta também para a ausência de pediatras nas UPAs Pampulha e Leste e para a escala incompleta da equipe de médicos nas UPAs Oeste e Norte.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou, por meio de nota, que na manhã deste sábado algumas escalas de pediatria estavam desfalcadas devido à dificuldade de encontrar profissionais para fazerem os plantões de fim de semana. Ainda, conforme a nota, durante a manhã sete pediatras prestaram atendimento nas UPAs de BH. Para o atendimento das UPAs onde não foi possível completar a escala de pediatria, a orientação é que os médicos clínicos façam os atendimentos.

Leia a nota completa

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as UPAs estão apresentando uma procura maior por atendimento pediátrico, principalmente para questões respiratórias, devido à sazonalidade desta época do ano, que apresenta temperaturas mais baixas.

Na manhã deste sábado, algumas escalas de pediatria estão desfalcadas pela dificuldade de encontrar profissionais para cobrir os plantões do fim de semana. Nesta manhã, 7 pediatras prestam atendimento nas UPAs de Belo Horizonte.

Para o atendimento das UPAs, onde não foi possível completar a escala de pediatria, a orientação é que os médicos clínicos façam os atendimentos. Já os casos mais leves, os pais são encaminhados para outras unidades de pronto-atendimento mais próximas com pediatria.

A SMSA monitora a situação e está tomando as providências necessárias para garantir plena assistência à população e trabalha ininterruptamente para recompor as equipes. Foi homologado no final de abril o concurso público da área da saúde. No fim de maio, 35 médicos tomaram posse. Devido à maior demanda, foram priorizados pediatras.

Como mais uma estratégia para cobrir os plantões da pediatria nas UPAs, a SMSA autorizou o pagamento de horas extras para médicos que não tenham disponibilidade para a realização de plantões extras de 12 horas, mas podem contribuir com plantões de 6 horas.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde mantém ativo um banco de currículos para contratação imediata de médicos. Os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte para realização do cadastro - BANCO DE CURRÍCULOS | Prefeitura de Belo Horizonte.

*Com informações do repórter Matheus Oliveira

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido