Ouça a rádio

Compartilhe

Apenas 32% da população em BH se vacinou contra a gripe; baixa adesão preocupa autoridades

Percentual de pessoas com comorbidades vacinados é menor que 6%

Incidência de doenças respiratórias aumenta durante período frio

A campanha de vacinação contra a gripe em Belo Horizonte – que termina na próxima sexta-feira (3), tem baixa adesão. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 32% da população elegível recebeu a dose contra o vírus Influenza.

Apesar de o vírus da Covid-19 responder pela maioria dos casos de doenças respiratórias, o baixo índice preocupa as autoridades por causa da chegada do período de frio intenso, que aumenta a incidência de doenças respiratórias.

Fabiano Pimenta, subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, comenta sobre a situação de cobertura vacinal de diversos grupos.

“Em relação a vacinação contra a Influenza, no município de Belo Horizonte ela está em 32,3%. A população de 60 anos e mais está com 52,7% de cobertura. Existem dados preocupantes como, por exemplo, gestantes, com 11,9% de cobertura; puérperas com pouco mais de 15% e professores com 12,3% de cobertura. Um dado ainda mais preocupante são as pessoas com comorbidades, estamos com apenas 5,6% de cobertura vacinal”, relata.

A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nos postos para idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades ou deficiência, professores e crianças de seis meses a 4 anos.

Gestantes e mulheres que deram à luz recentemente também podem se vacinar, além de indígenas, policiais, bombeiros, militares, caminhoneiros, motoristas e cobradores, portuários e funcionários de cadeias.

Em Belo Horizonte, os idosos ainda têm a opção de se imunizar em drogarias que firmaram parceria com a prefeitura. Os centros de saúde e os pontos de drive thru na capital mineira funcionam de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido