Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Ceará x Sport: decisão é fiel da balança para ranking de títulos do Nordestão

Rivais regionais, alvinegros e rubro-negros se enfrentam nesta quarta-feira (19), às 21h30, no jogo de ida da final da Copa do Nordeste

Richard, goleiro do Ceará, em entrevista coletiva na véspera da final da Copa do Nordeste contra o Sport

Quando Ceará e Sport fizeram a final da Copa do Nordeste pela primeira vez, em 2014, o Leão era bicampeão regional. O Vozão, debutante em decisões, jamais havia conquistado a competição. Nove anos depois, o cenário mudou muito. Equipes diferentes, técnicos distintos e um patamar no ranking de títulos na região que faz a decisão que tem início nesta quarta-feira (19), às 21h30, na Arena Castelão, um fiel da balança para o histórico do Nordestão.

Afinal de contas, o Sport, tricampeão desde o título conquistado justamente diante do Ceará naquele ano (antes em 1994 e 2000), viu o rival regional empilhar finais na competição. Desde então, o Vozão esteve em cinco das últimas dez decisões - sendo o mais presente. E conquistou o título duas vezes, ambos diante do Bahia, em 2015 e 2020.

Os troféus recentes do Alvinegro colocam a equipe cearense a um passo de igualar o número de títulos do Sport na contagem realizada nas 19 edições oficiais da disputa - desde 1994 (com hiatos). Pelo lado rubro-negro, derrotado nas decisões de 2017 (Bahia) e no ano passado (Fortaleza), tem mais uma oportunidade de se igualar aos recordistas de títulos, Vitória e Bahia, que somam quatro títulos.

Rivais na Série B deste ano, Ceará e Sport já se enfrentaram na temporada, justamente pela Copa do Nordeste, em 14 de fevereiro, pela fase de grupos com vitória cearense por 3 a 2. Foi a única derrota dos pernambucanos nesta temporada.

A Copa do Nordeste terá seu primeiro jogo da final em uma Arena Castelão lotada nesta quarta-feira: a previsão da diretoria do Ceará é que mais de 50 mil torcedores estejam presentes no confronto contra o Sport. O segundo jogo decisivo ocorrerá em 3 de maio, na Ilha do Retiro, no Recife.

Preparação para o jogo da taça

O técnico Gustavo Morínigo deve ter a volta do atacante Erick, destaque do time neste início de temporada e que não enfrentou o Ituano na sexta-feira passada, na derrota por 2 a 0 na estreia do Campeonato Brasileiro da Série B poupado com dores musculares.

“Jogar uma final é o momento que todo atleta sonha. Apesar de todas as dificuldades desse ano conseguimos chegar em uma final e vamos ter o estádio lotado para jogar bem e tentar vencer”, disse Richard, goleiro do Ceará.

No Sport, Enderson Moreira dificilmente irá promover mudanças para enfrentar o Ceará. Com todos os principais jogadores à disposição, a tendência é que o treinador repita o time que venceu o Retrô, no primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano, no último domingo.

“Eu lembro muito bem que no primeiro jogo [pela fase de grupos] tivemos algumas oportunidades, criamos muito e acabamos desperdiçando algumas chances que acabaram faltando para o resultado final. A gente poderia até ter ganho a primeira partida, mas como conversamos muito no elenco, agora é outro jogo, é final, ninguém quer perder e estamos nos preparando para que a gente possa ir lá e fazer melhor futebol para poder conseguir resultado positivo”, disse Ronaldo, volante do Sport, único remanescente do grupo campeão em 2014.

A decisão também marca o desempate de títulos do Nordestão entre os Estados do Ceará e de Pernambuco, cada um com quatro taças até agora - ambos atrás dos baianos, que têm oito. Ceará e Fortaleza ganharam a competição duas vezes, o Sport três e o Santa Cruz, uma. O Rio Grande do Norte (com o América-RN), a Paraíba (com o Campinense) e o Maranhão (com o Sampaio Corrêa) têm um título cada.

Ceará x Sport

Ceará

Richard; Warley, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Willian Formiga (Danilo Barcelos); Caíque, Arthur Rezende e Chay (Guilherme Castilho); Erick, Vitor Gabriel e Janderson. Técnico: Gustavo Morínigo

Sport

Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo (Pedro Martins), Fabinho e Jorginho; Edinho (Labandeira), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira

Motivo: jogo de ida da final da Copa do Nordeste

Data e horário: 19 de abril de 2023 (quarta-feira), às 21h30

Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Auxiliares: Luís Carlos de Franca Costa e Tarcísio Flores da Silva (ambos do RN).

Árbitro de vídeo: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)

Transmissão: SBT (TV aberta, na TV Jangadeiro no Ceará e em Pernambuco na TV Jornal). Também na ESPN 3, no Star+, no Nosso Futebol e no Onefootball

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.