O
O Residencial Condado Ana Carolina tinha cinco andares, com 19 apartamentos, e ficava na encosta do Vale do Quilombo, a 10 minutos do centro da cidade. O local também estava a duas quadras do Lago Negro, um dos principais pontos turísticos de Gramado.
Segundo a RBS TV, a corretora descrevia o imóvel como “charmoso e de alto padrão”. O prédio tinha deck pergolado, portaria virtual e bosque. Em entrevista ao jornal Pioneiro, o corretor André Schmidt disse que estava negociando a venda de uma unidade por R$ 1,2 milhão. Porém, o negócio foi interrompido após o corretor encontrar problemas estruturais, incluindo rachaduras, no apartamento.
Rachaduras no solo
De acordo com o Corpo dos Bombeiros, o edifício, localizado no bairro Três Pinheiros, em Gramado, foi ao chão às 6h da manhã. O prédio tinha 3.363 m² de área construída. O local permanece isolado devido a instabilidade no solo permanente.
O desabamento já havia sido condenado pela Defesa Civil e todos os moradores já haviam deixado o imóvel no último domingo (19). Na quarta-feira (22),
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma fenda de aproximadamente 150 metros que surgiu em uma avenida do bairro. De acordo com a Defesa Civil, a erosão aumenta o risco de desmoronamento de uma encosta na região e possíveis deslizamentos de terra.
Para atender os desabrigados, um abrigo foi montado no ginásio da Escola Senador Salgado Filho - onde 31 pessoas estão sendo assistidas. O restante dos moradores foram para casas de familiares e conhecidos.