"Sabemos da presença do Hezbollah no Brasil“, diz embaixador de Israel
Daniel Zonshine, no entanto, afirma que país não sabia do planejamento de ataques no Brasil
Israel sabia que o grupo terrorista Hezbollah tem presença no Brasil, mas desconhecia qualquer "atividade" em solo brasileiro, como planejamento de atentados. A afirmação é do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (8).
“Sabemos há um tempo que o Hezbollah tem pessoas aqui na área norte, mais perto de Venezuela, e na Tríplice Fronteira em Foz do Iguaçu. Já ouvimos há muito tempo que tem presença lá”, explicou. “Mas não sabíamos que eles tinham atividade aqui. (Estar presente no Brasil) é diferente de planejar atentados contra judeus.”
Nesta quarta-feira (8), a Polícia Federal prendeu, em São Paulo, dois suspeitos de envolvimento em atividades do Hamas. Um deles foi detido no Aeroporto de Guarulhos e esteve no Líbano, país em que o grupo terrorista se concentra. Foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e outros três no Distrito Federal.
“É algo muito grave e muito preocupante (para a comunidade judaica)”, afirma o embaixador, para quem o conflito com o Hamas (grupo terrorista da Faixa de Gaza apoiado pelo Hezbollah), iniciado em 7 de outubro, deixa a situação mais complexa.
“Temos mais preocupação com a nossa segurança desde a guerra, porque tem tido mais atos de antissemitismo que esperamos que não virem atos de violência. Mas a situação é preocupante de um modo geral”, explicou.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Leia Mais
Colunistas
Mais lidas do dia
Av. Barão Homem de Melo, 2222 - Estoril Belo Horizonte, MG
T.(31)21053588
Todos os direitos reservados © 2022 itatiaia.