A plataforma marítima de Atlântida, em Xangri-lá, um dos principais pontos turísticos do litoral Norte do Rio Grande do Sul, desabou durante a madrugada deste domingo (15). A estrutura já estava condenada desde 2021 e havia sido interditada na última sexta-feira (13) pela prefeitura da cidade.
A estrutura foi inaugurada em 1975 e avança por quase 300 metros em direção ao mar. O local recebia cerca de 30 mil turistas ao ano e era usado, principalmente, para a pesca e para a observação de baleias. Nos últimos dois anos, a prefeitura negociava com a Associação dos Usuários da Plataforma Marítima da Atlântida (Asuplama) uma forma de recuperar o local. Veja o vídeo:
A Prefeitura de Xangri-lá emitiu uma nota pelas redes sociais lamentando o fato e explicando que qualquer intervenção na estrutura depende de uma aprovação do Ministério Público Federal e da Superintendência do Patrimônio da União. A reforma da plataforma é estimada em quase R$ 6 milhões.
O desabamento foi lamentando pelo prefeito Celso Bassani Barbosa (PTB): “Acredito que agora não tenha mais o que fazer. Nunca foi feita uma manutenção adequada. É muito triste ver um ponto turístico e histórico da cidade se deteriorando.”
📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp?
Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️
Pelas redes sociais, a prefeitura também pediu para que os surfistas e banhistas tenham cuidado ao passarem pelo local, já que pedaços da estrutura estão espalhadas pela água.