Ouvindo...

‘Compensar o voo custa menos que um pão de queijo’, diz gerente da Gol

Valor a ser pago pelo cliente varia de RS 7,90 a R$ 30 e ele recebe um certificado digital detalhando como e onde as emissões serão compensadas

Campanha foi lançada em agosto de 2021 e tem tido boa aceitação

A campanha #MeuVooCompensa, reforçada pela Gol, ontem (18) durante evento no Aerotech - Centro de Manutenção de Aeronaves - em Lagoa Santa, oferece aos clientes da companhia, a possibilidade de compensar voluntariamente a sua ‘pegada’ de carbono deixada a cada viagem. “A GOL acredita que tem uma responsabilidade educacional com a sociedade, por se tratar de um tema ainda muito novo”, explicou a gerente de marketing, Andreia Piagentini.

Ela informou que em dois anos e dois meses do lançamento do projeto #MeuVooCompensa (junho de 2021 a agosto de 2023) foram compensadas 15,4 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos clientes, nas rotas carbono neutro da GOL (Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito) e em ações pontuais de compensação. “Esse montante equivale a 3.856 hectares de floresta nativa conservados por um ano, ou a 2.217.562 árvores preservadas por um ano, ou ainda à manutenção de 4.674 campos de futebol FIFA de natureza nativa”.

A companhia firmou parceria com a MOSS, maior plataforma ambiental de crédito de carbono do mundo, para viabilizar a todos os passageiros a neutralização de suas emissões. A compensação será realizada por meio do MCO2, que foi criado pela MOSS para neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.

De acordo com Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL, que é mineiro, a compensação custa menos que um pão de queijo: a partir de R$ 7,90 para neutralizar 0,03 toneladas de CO2 em um único trecho. O valor da compensação máximo da compensação é R$ 30. Levando-se em conta que não é difícil encontrar por aí, pães de queijo mais em conta, digamos, que a compensação inicial custa menos que um “cafezinho com pão de queijo”

Ao comprar a passagem, o cliente recebe um e-mail com o cálculo da emissão de carbono do trecho e todas as orientações para a compensação. O serviço é válido para voos nacionais e internacionais, tanto comprados nos canais digitais da Gol quanto por meio de agências de viagem credenciadas e compras com milhas Smiles.

Após aceitar o convite, o passageiro será direcionado ao site da Moss, em uma página específica, onde poderá realizar a compra da compensação de carbono relativa ao seu voo. Uma certificação digital é gerada ao final da transação, detalhando como e onde as emissões estão sendo compensadas.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.