Ouvindo...

Censo IBGE 2022: Brasil tem 203,1 milhões de habitantes

Brasil tem 23,8 pessoas por quilômetro quadrado no país

Brasil tem 23,8 pessoas por quilômetro quadrado no país

A população do Brasil chega a 203,1 milhões de habitantes. O dado faz parte dos Primeiros Resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022, que foi apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (28) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O censo de 2010 indicava que o país era formado por 190.7 mi de pessoas.

O último Censo aconteceu em 2010. A pesquisa deveria ter acontecido em 2020, mas a pandemia de Covid-19 e problemas orçamentários do governo federal impediram a realização da coleta. A lei define que os levantamentos, essenciais para o planejamento público, sejam feitos a cada dez anos.

Com o crescimento populacional, a densidade demográfica do país passou de 22,43 para 23,8 habitantes por quilômetro quadrado (km²) no mesmo período. Ou seja, há 23,8 pessoas por quilômetro quadrado no país.

Os primeiros resultados do Censo 2022 revelaram a continuidade da desigualdade entre as regiões em razão da diferença no tamanho dos territórios.

“No Norte, onde o território de 3.850.593 km2 responde por 45,2% da superfície territorial do país, a densidade é de 4,5 hab/km². Já o Sudeste, região mais populosa do país, tem também o maior número de habitantes por quilômetro quadrado: 91,8. São 924.558 km2 abrigando 84,8 milhões de pessoas”, informou o IBGE.

No Centro-Oeste, segunda região com maior território (1.606.354 km²), a densidade demográfica é de 10,1 hab/km. O Nordeste, que tem 1.552.175 km² de extensão territorial e a segunda maior população do país (54,6 milhões), tem 35,2 hab/km².

Já o Sul, com o menor território entre as regiões (576.737 km²) e uma população de 29,9 milhões, tem a segunda maior média de habitantes por quilômetro quadrado: 51,9.

O que é o Censo?

A palavra ‘’censo’’ vem do latim ‘’census’’ e quer dizer “conjunto dos dados estatísticos dos habitantes de uma cidade, província, estado, nação”. O Censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios brasileiros para conhecer a situação de vida da população. Trata-se de um trabalho que envolve cerca de 230 mil pessoas e difere da pesquisa amostral.

Para que serve o Censo?

São coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. A partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.

Que políticas públicas podem ser geradas a partir dos resultados do Censo?

Através do Censo, o poder público pode identificar áreas de investimentos prioritárias em saúde, educação, habitação, saneamento básico, transporte, energia, programas de assistência à infância e à velhice. E também selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social.

*com informações de IBGE

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.