O governo do Ceará está alerta em razão da chuva que atinge o Estado. Nesse domingo (2), a barragem de um açude na cidade de Piquet Carneiro rompeu, com risco de a água atingir a área urbana. Por isso, moradores que moram no Centro foram orientados a deixar o local.
“A direção das águas desse açude é justamente para o centro da cidade e estamos aqui atentos para gente ver e socorrer aqui, se possível, alguns comerciantes que a água venha entrar. O momento agora é de cuidado e de atenção porque vários açudes aqui estão”, afirmou o prefeito da cidade, Bismark Barros.
O açude fica na comunidade de Boa União, a quatro quilômetros do Centro da cidade.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que choveu em 100 dos 184 municípios do Estado, entre sábado (1º) e a manhã de domingo (2). O maior volume ocorreu em Independência, onde houve acumulado de 205 milímetros. Em Crateús, o volume foi de 161 milímetros.
Número
A chuva que atinge o Ceará já deixou seis mortos, 26 feridos e 2.691 desabrigados e/ou desalojados, conforme dados da Defesa Civil estadual. São 15 municípios em situação de emergência e um em estado de calamidade. Veja quais.
Municípios que decretaram Situação de Emergência (15)
▪️Altaneira
▪️Missão Velha
▪️Aratuba
▪️Antonina do Norte
▪️Guaramiranga
▪️Itapipoca
▪️Uruburetama
▪️Tururu
▪️Porteiras
▪️Itapajé
▪️Umirim
▪️Pedra Branca
▪️Senador Pompeu
▪️Deputado Irapuan Pinheiro
▪️Lavras da Mangabeira
Municípios que decretaram Situação de Calamidade (1)
▪️Milhã