Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Empresário que planejou ataque em Brasília gastou R$ 170 mil e queria distribuir armas

O empresário de 54 anos teve a prisão preventiva decretada

O empresário George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, disse ter gasto R$ 170 mil com armas para organizar um atentado perto do Aeroporto de Brasília. Essa foi a informação divulgada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Ele ficará preso por tempo indeterminado após decisão da juíza Acácia Regina Soares de Sá, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), durante audiência de custódia.

Leia mais:

O empresário, apoiador de Jair Bolsonaro (PL), é do Pará mas estava em Brasília desde novembro e frequentava o acampamento em frente ao Exército. Ele não aceita o resultado das urnas - Luiz Inácio Lula da Silva derrotou Bolsonaro nas eleições e assume a Presidência em 1º de janeiro de 2023.

Sousa foi preso em um apartamento na região central do Distrito Federal com um arsenal: nas imagens divulgadas pela PCDF aparecem ao menos duas espingardas, um fuzil, dois revólveres, três pistolas, centenas de munições e uniformes camuflados. No apartamento, foram encontradas outros explosivos.

De acordo com a polícia, o homem tinha registro como Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador, mas o documento estava em situação irregular.

Outras pessoas também estariam envolvidas no crime e a polícia trabalha para localizá-las.

Sousa admitiu à polícia que queria chamar a atenção de apoiadores de Bolsonaro ao tentar explodir artefatos perto do Aeroporto de Brasília. Ele queria distribuir armas para outros militantes e acirrar os ânimos com o atentado.

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia. Formado em jornalismo pela Fumec, tem pós-graduação em Poder Legislativo e Políticas Públicas pela Escola do Legislativo da ALMG. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo
Formou em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Leia mais