Ouvindo...

Polícia Civil faz operação na mansão retratada em ‘A Mulher da Casa Abandonada’

Investigação quer descobrir se a moradora da casa seria vítima de abandono de incapaz; parentes podem ser responsabilizados

Casa está em péssimas condições de conservação em meio a um bairro de classe alta em São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação de busca e apreensão em uma mansão no bairro Higienópolis, um dos mais ricos da capital paulista e do Brasil, na tarde desta quarta-feira (20). O imóvel é palco de histórias retratadas pelo podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, da Folha de São Paulo.

A investigação começou após vizinhos denunciarem que uma pessoa com problemas mentais estava no local e precisava de ajuda. A ação é parte de um inquérito que apura possível abandono de incapaz contra Margarida Bonetti, que mora na mansão e é a protagonista do podcast.

Os delegados responsáveis pelo caso afirmaram que a polícia quer descobrir se as condições de habitação na casa são dignas, e os familiares de Margarida podem ser responsabilizados pelo possível crime. A mulher, por sua vez, é suspeita de ter mantido uma empregada doméstica em condições análogas à escravidão por cerca de 20 anos nos Estados Unidos.

No fim dos anos 1990, o caso ganhou repercussão nas mídias brasileira e estadunidense. O marido de Margarida foi julgado e condenado, enquanto ela fugiu para o Brasil e nunca mais foi encontrada pela Justiça. A história voltou aos holofotes após o trabalho investigativo do repórter Chico Felitti.

Atualmente, o imóvel está em condições decadentes de deterioração, e já se tornou alvo de disputa judicial entre os herdeiros da família Bonetti, incluindo Margarida. Por conta da publicação do podcast, não se sabe mais se a mulher continua morando no local.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.