O Barcelona confirmou o seu 27º título do Campeonato Espanhol da maneira que seu torcedor mais sonhava: com uma vitória expressiva sobre o rival local. No dérbi catalão, o Barça atropelou o Espanyol, por 4 a 2, neste domingo (14), no Estádio Cornellà-El Prat, em jogo válido pela 34ª rodada de La Liga.
O Barcelona construiu a vitória com Álex Balde, Koundé e Lewandowski, que marcou duas vezes. O atacante polonês chegou ao seu 21º gol no Espanhol e está cada vez mais perto de confirmar a artilharia da competição. Pelo Espanyol, Puado e Joselu marcaram.
Este foi o segundo título de Xavi como técnico. O ídolo do Barcelona já havia conquistado a Supercopa da Espanha como treinador.
Vitória encaminhada no primeiro tempo
No primeiro tempo do clássico deste domingo (14), o Barça já encaminhou a vitória — e, consequentemente, o título. Aos 11 minutos, Lewandowski fez o primeiro, após completar cruzamento de Álex Balde para dentro das redes.
O próprio lateral-esquerdo ampliou a vantagem aos 19 minutos, quando aproveitou lançamento de Pedri e carimbou o gol. Vinte minutos depois, foi a vez de o atacante polonês voltar a marcar, após assistência do brasileiro Raphinha.
Na etapa final, Koundé marcou logo aos 8 minutos, após cruzamento de De Jong. Aos 28, Puado descontou, e aos 47 Joselu marcou o segundo do Espanyol.
Com a vitória, o Barcelona chegou aos 85 pontos conquistados. O vice-líder Real Madrid tem 71 e, com quatro rodadas a serem disputadas, não consegue mais alcançar o grande rival.
A campanha campeã blaugrana tem 27 vitórias, quatro empates e somente três derrotas.