Com a unificação dos títulos promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em dezembro de 2010, o primeiro Campeonato Brasileiro foi disputado em 1959, ano da edição inaugural da Taça Brasil. E nessa competição, o Bahia frustrou a expectativa de uma final entre clubes do chamado Eixo Rio-São Paulo passando numa das semifinais pelo Vasco, que é seu adversário nesta segunda-feira (1), às 20h, em São Januária, na partida que fecha a terceira rodada da Série A. Na outra semifinal, o Santos, de Pelé, eliminou o Grêmio.
O tricolor baiano foi o vencedor do Grupo Norte/Nordeste e com isso garantiu o direito de encarar o Vasco, que entrou direto nas semifinais, assim como o Peixe, sendo o Grêmio o ganhador do Grupo Centro/Sul, que tinha o Atlético, campeão estadual de 1958, como o representante de Minas Gerais.
Essa regra, de Rio de Janeiro e São Paulo entrarem nas semifinais da competição era usada no Campeonato Brasileiro de Seleções e foi mantida na primeira edição da Taça Brasil.
Vasco e Bahia iniciaram a semifinal entre eles em 19 de novembro de 1959, no Maracanã, com o tricolor baiano vencendo por 1 a 0. No segundo confronto, em 24 de novembro, na Fonte Nova, os vascaínos fizeram 2 a 1 e forçaram a terceira partida. Disputada também em Salvador, ela foi vencida pelo Bahia, por 1 a 0.
Na decisão, o Santos, de Pelé, não foi páreo para o Bahia, que venceu na Vila Belmiro (3 a 2), perdeu na Fonte Nova (2 a 0) e garantiu a taça com um 3 a 1 no Maracanã, que recebeu a partida desempate.
Com o título, o Bahia foi o primeiro representante brasileiro na Copa Libertadores, que teve a sua edição inaugural em 1960, com o Peñarol, do Uruguai, sendo o campeão.