Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético abre inscrições para o concurso ‘Manto da Massa 4'; saiba mais

Inspirada no “Milagre do Horto” de Victor em 2013, camisa de 2023 será a primeira de goleiro na história do concurso

Incrições para o Manto da Masse 2023 começaram nesta segunda-feira

Começou nesta segunda-feira (11) o envio de desenhos para o concurso “Manto da Massa 4". O projeto do Atlético, que começou em 2020, tem o objetivo de selecionar um modelo feito por torcedores para ser uma camisa especial do clube na temporada 2023.

Para este ano, o Galo preparou uma homenagem ao “Milagre do Horto”, que completou dez anos no dia 30 de maio. Naquele dia em 2013, o então goleiro Victor defendeu um pênalti contra o Tijuana-MEX nos acréscimos do segundo tempo e garantiu o Atlético nas semifinais da Copa Libertadores.

Ao contrário das outras três edições do Manto da Massa, a fornecedora de material esportivo não será parceira na iniciativa. Em 2020, 21 e 22, a francesa Le Coq teve a marca estampada nas peças. Nesta temporada, por falta de acordo entre as partes, a alemã Adidas não repetirá a participação da antecessora.

Como participar?

De acordo com o Atlético, os torcedores do Galo poderão enviar os desenhos para o site mantodamassa.com.br a partir desta segunda. A data final para o envio será no dia 22 de setembro.

No site, o clube informa regras que precisam ser seguidas em todos os modelos apresentados. Alguns detalhes são informados, como o tecido permitido na camisa e o tipo de gola a ser usado. Outros pontos são obrigatórios, como o patch Galo Volpi relativo ao Tricampeonato Brasileiro.

Manto da Massa

A iniciativa de cooperação entre torcida e clube, em busca de uma camisa exclusiva para os torcedores, começou em 2020. Desde então, foram três peças: uma listrada, uma branca e outra toda preta, essa última no ano passado.

Sem a Adidas como parceira para o Manto da Massa em 2023, ao contrato da Le Coq Sportif entre 2020 e 2022, o Atlético deve contar com uma produção própria da nova camisa para os torcedores. Em maio, quando o clube conseguiu entregar todas as camisas relativas ao ano passado, houve uma promessa de melhora na distribuição e a nova fabricação foi abordada.

“Para nossa próxima edição, estamos redesenhando todos os processos de confecção e entrega das camisas, em busca de melhor experiência já feita no projeto”, divulgou o Atlético, em maio.

Homenageado na quarta edição, Victor fez 424 jogos com a camisa alvinegra, entre junho de 2012 e fevereiro de 2021, quando se aposentou. Ele conquistou oito títulos: Copa Libertadores (2013), Copa do Brasil (2014), Recopa Sul-Americana (2014) e Campeonato Mineiro (2013, 2015, 2017, 2020 e 2021).

End to End

A End to End, empresa que é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo, é parceira do Atlético pelo quarto ano consecutivo e responsável pela elaboração dos projetos de confecção e lançamento das novas camisas, caso do Manto da Massa.

“Nos orgulhamos muito de poder construir a campanha do Manto da Massa, neste ano em homenagem aos 10 anos da Copa Libertadores. O ex-goleiro Vitor é o principal personagem do nosso projeto, que homenageia toda a massa atleticana no momento histórico do clube. Temos certeza que todos vão se inspirar bastante para trazerem desenhos de camisas das mais encantadores possíveis, para que possamos ter outro recorde de vendas”, afirma Reginaldo Diniz, CEO e sócio-fundador da empresa.

O executivo se refere ao projeto desenvolvido em 2022, quando também foi criada a campanha Manto da Massa, com objetivo para a torcida escolher o design da peça a ser implementado - no caso, teve como meta o lançamento do novo estádio do clube. Na ocasião, impulsionado também pela presença do atacante Hulk, que vinha sendo o principal destaque naquela temporada, foram vendidas mais de 120 mil unidades para 55 países distintos.

“A premissa é sempre voltada para colocar o torcedor como o principal protagonista desse projeto, e não vai ser diferente em 2023. Como no ano passado, nós criamos algo com grande colab pensando na Arena MRV. Já a deste ano possui um pertencimento diferente, que é um título super importante na história do clube. A gente tem certeza que vai ser um grande sucesso essa campanha”, complementa.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.