Ouvindo...

América e Fortaleza iniciam disputa por vaga inédita na semi da Sul-Americana

Brasileiros começam a disputa de uma vaga pela semifinal na Copa Sul-Americana

Equipes se enfrentam nesta quinta-feira

América e Fortaleza entram em campo nesta quinta-feira (24), às 19h (de Brasília), no primeiro confronto pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Os times se enfrentam no Independência, em Belo Horizonte. O duelo de volta será no dia 31, no Castelão, em Fortaleza.

América não vai poupar na ‘Sula’

O argentino Fabian Bustos, desde sua chegada, destacou que levará os melhores jogadores a campo sempre que possível. A situação é preocupante no Brasileirão, e o argentino terá seu discurso testado.

Para enfrentar o Fortaleza, Bustos contará com a presença de dois jogadores que foram inscritos recentemente junto à Conmebol: o zagueiro argentino Esteban Burgos e o lateral brasileiro Daniel Borges. Ambos devem começar jogando contra o Leão do Pici.

Outra novidade pode estar no ataque, com Rodrigo Varanda formando a dupla do uruguaio Gonzalo Mastriani, que é o artilheiro da Sul-Americana com oito gols em dez jogos.

Recém-anunciado, o meia Cazares não pode atuar pela Copa Sul-Americana porque não foi inscrito. Caso o Coelho avance, o jogador ficará disponível.

Fortaleza terá o ‘melhor possível’

O técnico Juan Pablo Vojvoda não terá o atacante Imanol Machuca, já que uma torção no tornozelo direito vai tirar o argentino de alguns jogos do Fortaleza. Machuca chegou no fim de julho, já fez seis partidas, e é a contratação mais cara da história do futebol cearense. O Leão vai pagar ao Unión, da Argentina, cerca de R$ 14 milhões. Guilherme deve ser o substituto.

Ainda no ataque, Marinho deve começar como titular. Outra contratação da última janela de transferências, o ex-jogador do Flamengo teve um bom início, mas depois caiu de produção e chegou a ser vaiado em alguns jogos pelos torcedores.

Até marcar de falta, aos 45 minutos do segundo tempo, o gol da classificação para as quartas de final da Sul-Americana, para estar de novo na graça da torcida. A dúvida é quem será o centroavante: Lucero ou Thiago Galhardo.

Lucero está liberado para atuar por um efeito suspensivo, concedido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), do gancho de quatro meses imposto pela Fifa por causa de sua saída do Colo Colo, em janeiro. Os chilenos alegam que não havia cláusula que o liberasse antes do fim de 2025. O argentino poderá atuar até que o recurso apresentado pelo Fortaleza seja julgado.

Vojvoda não terá também o zagueiro Marcelo Benevenuto, que foi expulso contra o Libertad-PAR, pelas oitavas de final. Em compensação terá o retorno de Titi, que estava suspenso contra o Inter no fim de semana passado, pelo Brasileirão. Assim Vojvoda poderá formar sua zaga ideal, que é Titi e Brítez.

Premiação e chaveamento

A classificação à semifinal vale um prêmio de 800 mil dólares (cerca de R$ 3,8 milhões). Os dois clubes buscam uma classificação inédita para a esta etapa do torneio continental.

O vencedor do duelo pode protagonizar outro confronto nacional. Quem passar de América e Fortaleza enfrenta o classificado de Corinthians e Estudiantes.

América x Fortaleza

América

Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Burgos, Iago Maidana e Danilo Avelar; Mendez, Juninho, Martinez e Felipe Azevedo; Rodrigo Varanda e Mastriani. Técnico: Fabian Bustos.

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Marinho, Lucero (Thiago Galhardo) e Guilherme. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 24 de agosto de 2023 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Árbitro de vídeo: Juan Lara (CHI)

Transmissão
Itatiaia no rádio (95,7 FM e 610 AM) e no Youtube, a partir das 18h05
Streaming: Paramount+

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.