Ouvindo...

Governo de Minas oficializa criação de medalha com o nome de Alysson Paolinelli

Comenda vai premiar pessoas e entidades que atuaram em prol do desenvolvimento do agronegócio no estado

Paolinelli vai dar nome a homenagem a destaques do agro mineiro

O governador Romeu Zema (Novo) sancionou, nesta sexta-feira (1°), a lei que cria a Medalha Ministro Alysson Paolinelli. A comenda vai premiar pessoas e entidades que contribuíram com o agronegócio do estado e, também, para o desenvolvimento sustentável.

A honraria é uma homenagem a Paolinelli, natural de Bambuí e apontado como um dos responsáveis por revolucionar a agricultura brasileira. A medalha é fruto de projeto aprovado em outubro pela Assembleia Legislativa.

“Com a criação da Medalha Alysson Paolinelli, buscamos celebrar e reconhecer aqueles que seguem seu exemplo e contribuem para o desenvolvimento da agropecuária de forma responsável e sustentável em nosso estado”, disse o deputado Antônio Carlos Arantes (PL), autor do projeto para a criação da honraria.

A cerimônia de lançamento da medalha será realizada às 17h desta sexta-feira no Parque da Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte, um dos símbolos do agronegócio em Minas Gerais.

Paolinelli morreu em junho deste ano, aos 88 anos. Ele ganhou uma homenagem recente da Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Dois meses atrás, a entidade inaugurou um museu e deu, ao espaço, o nome do ex-ministro da Agricultura. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tinha boa relação com o mineiro, chegou a participar da abertura do museu.

Categorias contempladas pela Medalha Alysson Paolinelli

  • Pequeno Produtor;

  • Médio Produtor;

  • Grande Produtor;

  • Universidades e Empresas de Pesquisa e Inovação Públicas e Privadas;

  • Jornalismo e Comunicação Agro;

  • Entidades, associações, cooperativas e empreendimentos Agropecuários;

  • Pesquisador/profissional das diversas ciências que impactam em resultados e ações positivas para a agropecuária;

  • Pessoa Pública e/ou de Governo; Empresas Agropecuárias e Agroindústrias;

  • Jovem Produtor.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.