Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Consórcio de municípios mineiros conquista selo que contribui para a segurança alimentar; entenda

Aprovação de equivalência significa que os estabelecimentos registrados poderão vender seus produtos em âmbito nacional

significa que os estabelecimentos registrados poderão vender seus produtos em âmbito nacional,

significa que os estabelecimentos registrados poderão vender seus produtos em âmbito nacional,

Maria Teresa Leal/Itatiaia

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) - ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) - acaba de ganhar um importante reforço. É que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado ao Convales que reúne 19 municípios mineiros dos Vales do Noroeste de Minas, agora integra o Sisbi-POA. A adesão foi concedida pelo Ministério nesta terça-feira (28), em evento realizado em Mirassol D’Oeste (MT).

Na prática, essa aprovação de equivalência significa que os estabelecimentos registrados poderão vender seus produtos em âmbito nacional, gerando crescimento econômico e garantindo segurança alimentar na mesa dos consumidores. O Sisbi-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a sua inocuidade (incapazes de causar danos à saúde).

“Há muitos anos, estamos trabalhando para conseguir essa aprovação junto ao Mapa. É um sonho realizado”, celebra o prefeito de Arinos e presidente do Consórcio, Marcílio Alisson Fonseca de Almeida.

Para a médica veterinária e coordenadora do SIM do Convales, Rosângela Caldeira, a certificação será mais uma ferramenta de atração de negócios para o território. “Essa equivalência é algo muito importante para os produtores da região, pois vai gerar renda, empregos e agregar ainda mais valor aos nossos produtos”, salienta.

Três agroindústrias certificadas

Com a aquisição do selo de inspeção, os produtores passam a seguir critérios de produção e de qualidade sanitária necessários aos produtos de origem animal. Na região, três agroindústrias estão certificadas pelo serviço de inspeção do Convales com equivalência no SISBI. A Frango CAPUL, de Arinos; a Laticínio Sabor, de Buritis; e Mel Noroeste, localizado em Bonfinópolis de Minas.
Para o analista do Sebrae Minas, Warley Henrique Silva, as agroindústrias passam a servir de modelo para que outras possam se preparar e, a partir de um processo de certificação, também comercializem seus produtos nacionalmente.

“Desde 2015, o Sebrae dá suporte a esse processo, conduzindo consultorias e promovendo missões técnicas para conhecer experiências de outros consórcios que tenham similaridade com a nossa realidade. Essa equivalência muda o patamar da agroindústria no Noroeste de Minas”, afirma.

Desenvolvimento regional

O Convales surgiu em 2003 como uma associação civil, e foi readequado como associação de direito público e natureza autárquica, multifinalitário, em 2007. Atualmente, o Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas possui 19 municípios consorciados, são eles: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Brasilândia de Minas, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda Mor, Natalândia, João Pinheiro, Lagoa Grande, Paracatu, Riachinho, Santa Fé de Minas, Unaí, Urbana de Minas, Urucuia e Vazante.

Entenda o que é o SIM

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é um sistema de controle das Secretarias Municipais de Agricultura, que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal. O SIM está inserido no Órgão Temático de Agricultura e Pecuária do Convales, responsável pelos serviços de inspeção e notificação, composto por médicos veterinários, engenheiros de produção e técnicos de inspeção.

De maneira consorciada, o SIM amplia a capacidade dos municípios de implantar e realizar a fiscalização dos produtos nas agroindústrias locais, permitindo a expansão das áreas de comercialização. O serviço representa importante instrumento de geração de trabalho e renda e de apoio aos pequenos negócios do município e da região.

(*) Com informações do Sebrae.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais