A lly Café - companhia italiana de café - acaba de lançar o illy Arabica Selection Brasile, um café cultivado no Cerrado mineiro - com aplicação de práticas regenerativas certificadas pela regenagri®. “Partilhamos com os produtores e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado a urgência de encontrar uma solução para os efeitos das alterações climáticas”, comenta Cristina Scocchia, CEO da illycaffè.
“Conscientes de que este desafio só pode ser superado com a união de forças, identificamos as melhores técnicas de adaptação, mitigação e regeneração de ecossistemas, produzindo o primeiro café 100% Arabica proveniente de agricultura regenerativa”, completou.
A ideia é minimizar os efeitos das mudanças climáticas em toda a cadeia, começando pelo cultivo do café, a fim de promover o modelo sustentável de agricultura regenerativa, que permite regenerar naturalmente o solo e reduzir as emissões de carbono na natureza.
Este tipo de cultivo também contribui para a melhoria da saúde do ecossistema graças ao aumento da biodiversidade das espécies utilizadas para cobertura e dinâmica do solo.
“Somos extremamente gratos pela longa parceria com a illycaffè e de termos, agora, um produto Illy com a marca da região garantindo a Denominação de Origem para dezenas de países no mundo”, disse Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
Atuação do Sebrae Minas
A busca pela Certificação em Agricultura Regenerativa teve início em 2022, com a participação de 12 fazendas atendidas pelo Educampo/Expocacer, em uma parceria entre o Sebrae, Expocacer e Região do Cerrado Mineiro. Todas as propriedades conseguiram pontuação máxima para a certificação, comprovando que houve um aumento de substâncias orgânicas no solo, além de melhoria da biodiversidade, reequilíbrio das funções naturais do ecossistema, sequestro de CO2 atmosférico e melhora dos ciclos de água, carbono e nutrientes.
(*) Com informações do Sebrae