Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Ministro da Agricultura abre a 31ª Expocachaça e a 15ª Brasil Beer em BH

Ministro Marcos Montes disse que sua presença no evento era a a confirmação da importância que o governo dá ao setor

Presidente da FAEMG, Antônio de Salvo, ministro Marcos Montes e Secretário da Agricultura, Thales Fernandes fazem brinde simbólico na Expocachaça

Presidente da FAEMG, Antônio de Salvo, ministro Marcos Montes e Secretário da Agricultura, Thales Fernandes fazem brinde simbólico na Expocachaça

Maria Teresa Leal

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, fez questão de vir de Brasília para abrir a 31ª Expocachaça e a 15ª Brasil Bier 2022 que acontece até domingo (7) na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. Simpático, ele degustou cachaças, queijos, doces, tomou café e pousou para fotos com expositores e visitantes. “Eu não quero ir para meu outro compromisso. Aqui está bom demais”, brincou.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Thales Almeida Fernandes; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Antônio Pitangui de Salvo e o presidente do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Antônio Carlos de Moraes, também participaram da abertura oficial do evento.

Montes disse que a presença dele era uma demonstração da preocupação do governo com o setor de bebidas, especificamente com o segmento da cachaça. “Temos uma especialista no assunto, Andréia de Oliveira (chefe de gabinete da Secretária de Políticas Agrícolas), que tem nos ajudado muito. Ela é a nossa porta-voz na distribuição e defesa da cachaça. Também estamos desenvolvendo um trabalho com a Apex (Agência Brasileira de Promoções, Exportações e Investimentos) para que a cachaça brasileira seja mostrada em eventos lá fora”.

O ministro contou que, recentemente, cinco produtores participaram de uma ação de divulgação no Reino Unido e que, em novembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá realizar um grande evento de cachaça em Nova York e outro na Coreia do Sul. Segundo ele, é inadmissível que um país tão forte no agro, tenha um volume de exportação tão pequeno - apenas 1% da produção nacional.

“Se compararmos com os índices de exportação da tequila mexicana, dá até vergonha. Mas a culpa é nossa mesmo, do parlamento mineiro, do parlamento brasileiro e dos governantes que não têm dado a mão ao setor como deveriam. Precisamos mudar isso”, disse o ministro.

Montes elogiou o trabalho de reconhecimento da qualidade e da responsabilidade de produção da cachaça mineira feito pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e disse que a iniciativa é “um exemplo para o Brasil”. “Devagarinho, daremos todas as condições para que a gente saia desses míseros 1% para um percentual significativo que contemple, principalmente, a agricultura familiar”.

O presidente da FAEMG, Antônio de Salvo, compartilhou o mesmo raciocínio do ministro: “como um país muito menor territorialmente do que o nosso, como o México, exporta sua tradicional bebida em larga escala para o mundo inteiro e o nosso produto, que tem tanta qualidade quanto, não tem o mesmo potencial de exportação?”.

Uma das soluções, na opinião dele, é mostrar mais a bebida em feiras, assim como já se faz com os queijos e o café. De Salvo lembrou ainda que o Sistema FAEMG oferece assistência técnica e gerencial aos produtores de cana, com o objetivo de melhorar a produtividade e sustentabilidade da planta.

Expocachaça 2022

O empresário, idealizador e organizador da Expocachaça, José Lúcio Mendes, disse que o evento esse ano “representa a volta da alegria após o período de incertezas durante a pandemia”.

"É uma oportunidade de troca de ideias, conhecimento e degustação tanto para quem gosta de cachaça e cerveja, quanto para quem produz e comercializa”. São 160 expositores de 20 estados diferentes, com opções de gastronomia, atrações culturais e musicais. Os organizadores esperam que vinte mil pessoas passem pelo local.

Outras atrações

Todos os dias, a Expocachaça terá opções culturais, espaço gourmet, apresentação de novidades do setor e estandes de marcas variadas.

Shows:

Quinta-feira (4): Creedence Cover (19h) e Lurex Queen (21h30);

Sexta-feira (5): Hocus Pocus/Beatles (19h) e Luiz Ricardo & Gabriel (21h30);

Sábado (6): Putz Grilla (19h) e Sacode a Poeira (21h30);

Domingo (7): Trio Lampião (17h30) e Célio Santtos e Banda (20h).

Serviço:

Os ingressos estão à venda na bilheteria da Serraria Souza Pinto, a partir de R$ 25 (meia-entrada).

Crianças de até 12 anos não pagam e devem estar acompanhadas dos pais ou responsável. Idosos entre 60 e 64 anos pagam meia-entrada, mediante apresentação de documento. Já idosos com mais de 65 anos, e cadeirantes, têm entrada gratuita.

Funcionamento: quinta e sexta, das 14h à 00h; sábado das 12h à 00h e domingo das 12h às 22h

A Serraria Souza Pinto fica na Av. Assis Chateaubriand, 809 - Centro, Belo Horizonte/MG

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais