Por que Jacutinga, no Sul de Minas, é conhecida como a capital das malhas?
Turismo movimenta Jacutinga e Monte Sião durante temporada de inverno no Sul de Minas; entenda a origem da região conhecida nacionalmente pela produção de tricô e malhas

A cidade de Jacutinga recebe entre os dias 3 e 21 de junho a 48ª edição da FestMalhas, feira voltada ao setor de malhas e tricô que movimenta o turismo de compras no Sul de Minas. Conhecida nacionalmente pela produção de tricô e malhas. O município concentra cerca de 1.100 malharias e tem o setor têxtil como uma das principais atividades econômicas.
Segundo a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (ACIJA), a expectativa é receber cerca de 200 mil visitantes durante os dias de evento.
Origem da atividade na cidade
O desenvolvimento do setor está ligado à imigração italiana no município.
Com o avanço da industrialização no Brasil, imigrantes italianos levaram para Jacutinga técnicas de tecelagem e bordado. Décadas depois, no fim dos anos 1960, o italiano Antônio Pieroni trouxe para a cidade a primeira máquina manual de tricô, conhecida como Lanofix.
A partir daí, a produção de malhas começou a crescer e passou a movimentar a economia local.
Expansão do setor
Ao longo das décadas, Jacutinga consolidou um polo de pequenas confecções e fábricas de tricô. O município passou a receber compradores de diferentes regiões do país, fortalecendo o chamado turismo de compras.
Hoje, o setor é responsável por grande parte da movimentação econômica local. A organização estima movimentação de aproximadamente R$ 50 milhões na economia regional durante a feira. Em edições anteriores, segundo a ACIJA, o evento teria ultrapassado R$ 52 milhões em negócios e recebido mais de 250 mil visitantes.
Circuito das Malhas do Sul de Minas
Jacutinga integra o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas, ao lado de cidades como:
- Monte Sião;
- Nova Serrana;
- Guaxupé;
- São João da Boa Vista.
A região concentra feiras, lojas de fábrica e eventos ligados ao setor têxtil.
Produção nacional de tricô
Segundo dados divulgados pelos organizadores da FestMalhas, a região representa parcela significativa da produção brasileira de tricô e movimenta centenas de milhões de reais por ano com o setor.
O fluxo aumenta especialmente durante eventos como a FestMalhas e a Fenat, em Monte Sião.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.



