Belo Horizonte
Itatiaia

No Eloos, prefeito de Diamantina defende parcerias público-privadas

Evento discute soluções para cidades, com foco em infraestrutura e atração de investimentos

Por e 
No Eloos, prefeito de Diamantina defende parcerias público-privadas
No Eloos, prefeito de Diamantina defende parcerias público-privadas • Foto: Bernardo Estillac | Itatiaia

Durante o evento Eloos, promovido pela Rádio Itatiaia nesta segunda-feira (23), o prefeito de Diamantina e Diretor da Associação Mineira de Municípios (AMM), Gefferson Paquito, destacou a importância das parcerias público-privadas (PPPs) para o desenvolvimento das cidades, especialmente as de menor porte.

O encontro, realizado no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte, reune autoridades, lideranças empresariais e especialistas para discutir temas estratégicos ligados a cidades e infraestrutura.

Segundo o prefeito, o evento representa uma oportunidade inédita de integração entre diferentes esferas de poder.

“É um momento único. Com certeza, os municípios precisavam de um momento como esse para dialogar com o governo estadual, com o governo federal e, principalmente, com o setor privado, que é muito importante para o desenvolvimento das nossas cidades”, afirmou.

Apoio aos municípios menores

Também durante a entrevista, o prefeito ressaltou o papel da AMM no fortalecimento das prefeituras, especialmente as de pequeno porte.

“São 853 municípios em Minas, e a AMM hoje reúne quase a totalidade deles. Isso é muito importante, porque é onde os municípios conseguem um desenvolvimento melhor na área jurídica, na área de infraestrutura e também na área contábil”, explicou.

Ele destacou ainda que a entidade é essencial para a sobrevivência de cidades menores:

“A AMM é fundamental, principalmente para os municípios menores, que têm mais dificuldade de atrair investimentos e que enfrentam muitos desafios no dia a dia.”

Desafios das cidades históricas

Ao falar sobre Diamantina, na Região do Vale do Jequitinhonha o prefeito destacou que as parcerias podem ajudar no avanço da infraestrutura, sem comprometer a preservação do patrimônio histórico.

“Diamantina é uma cidade histórica e precisa de desenvolvimento urbano, mas sempre preservando o casario e o nosso centro histórico”, disse.

Ele reforçou que esse equilíbrio é essencial:

“Não podemos ter desenvolvimento sem equilíbrio com órgãos como o IPHAN e a UNESCO. As cidades históricas têm desafios ainda maiores.”

Para o prefeito, a cooperação entre poder público e iniciativa privada é o caminho para garantir avanços.

“É muito importante essa parceria público-privada, seja com grandes empresas ou com empresários locais, para que a gente consiga levar desenvolvimento às nossas cidades, especialmente as históricas”, concluiu.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o Tá Sabendo no Instagram da Itatiaia.

Por

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.