Belo Horizonte
Itatiaia

Copasa anuncia mudanças em cronograma para privatização

Empresa não anunciou quem seria o investidor referência e processo volta para estágio inicial para a oferta de ações da estatal mineira

Por
Companhia deve concluir a venda de ações até o dia 8 de junho
Companhia deve concluir a venda de ações até o dia 8 de junho • Copasa/ Divulgação

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou, por meio de comunicado ao mercado divulgado nesta quarta-feira (27), que fará mudanças no processo de privatização e pretende publicar um novo prospecto para venda de ações.

A informação foi publicada pelo jornal “Valor Econômico” e confirmada pela reportagem da Itatiaia.

O anúncio de mudanças no cronograma da privatização foi feito exatamente no dia em que a Copasa previa a divulgação de nome do acionista de referência - responsável pela compra de 30% das ações da companhia.

Veja mais: Acionistas da Aegea formalizam proposta por 30% da Copasa

De acordo com o comunicado, a Copasa informou que “o Comitê de Coordenação e Governança de Estatais deverá se manifestar em relação às referidas alterações que, uma vez aprovadas, serão refletidas nos documentos da Oferta que serão oportunamente reapresentados, indicando inclusive o novo cronograma da Oferta, sempre observada a regulamentação aplicável”.

Ainda nesta quarta-feira (27), em outro comunicado ao mercado, a Copasa informou que “em razão de fatores supervenientes verificados no âmbito da Oferta, determinadas condições da Oferta” estão prevista um novo prospecto para oferta pública de ações.

Na prática, a empresa informou que o processo retorna ao estágio inicial, com a chance de empresas apresentarem propostas para a compra das ações da estatal mineira.

Explicação da Copasa

Por meio de nota, a estatal mineira informou que as alterações no cronograma serão submetidas ao Comitê de Coordenação e Governança de Estatais.

"A Copasa esclarece que, conforme Fato Relevante publicado nesta data (27/05) o cronograma e as condições da oferta pública subsequente de ações de emissão da Companhia passarão por modificações. A instituição ressalta que tais medidas decorrem de instruções expressas e formais do acionista controlador, o Estado de Minas Gerais, por meio do Ofício SEDE/ASMERC número 44/2026. As alterações serão submetidas à deliberação do Comitê de Coordenação e Governança de Estatais e, uma vez validadas, os novos documentos da oferta e o respectivo cronograma atualizado serão oportunamente reapresentados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e divulgados ao mercado", diz a nota da Copasa.

"A Companhia reforça que cumpre o seu papel institucional de dar transparência aos ritos processuais determinados pelo acionista vendedor e que, em razão do período de silêncio regulatório e do caráter estritamente informativo do documento, a Diretoria Executiva não emitirá comentários adicionais sobre as razões estratégicas do Estado ou sobre o mérito das alterações até a republicação dos atos oficiais", finaliza a Copasa.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.