Barragem da Vale em Barão de Cocais tem nível de emergência encerrado

Barragem de Norte Laranjeiras, na Mina de Brucutu, teve o nível de risco reduzido pela agência reguladora

Barragem de Norte Laranjeiras, em Barão de Cocais

A Agência Nacional de Mineração (ANM) encerrou, nesta quarta-feira (11), o nível de emergência da barragem da Vale de Norte Laranjeiras, na Mina de Brucutu, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais. Em comunicado, a mineradora destacou que a estrutura foi classificada como em nível de alerta e afirmou que segue trabalhando para encerrar a identificação de risco da barragem na agência reguladora.

“O encerramento do nível de emergência decorre de obras de reforço na barragem, que elevaram os fatores de segurança, atendendo aos requisitos normativos estabelecidos na legislação. Com o encerramento do nível de emergência pela ANM, a barragem Norte Laranjeiras fica classificada em nível de alerta”, disse.

A barragem de Norte Laranjeiras é a segunda estrutura da empresa em Minas Gerais a sair do nível de emergência em 2026. Em janeiro, a barragem Maravilhas II, localizada na Mina do Pico, em Itabirito, também na Região Central do estado, obteve a declaração de condição de estabilidade positiva.

A Vale ressaltou ainda que trabalha para ampliar a segurança das suas operações, dando prioridade à proteção das pessoas, comunidades e meio ambiente.

“A Vale mantém, de forma permanente, medidas de controle e monitoramento das estruturas geotécnicas, 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio dos Centros de Monitoramento Geotécnico”, completou.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...