A Agência Nacional de Mineração (ANM) encerrou, nesta quarta-feira (11), o nível de emergência da barragem da Vale de Norte Laranjeiras, na Mina de Brucutu, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais. Em comunicado, a mineradora destacou que a estrutura foi classificada como em nível de alerta e afirmou que segue
“O encerramento do nível de emergência decorre de obras de reforço na barragem, que elevaram os fatores de segurança, atendendo aos requisitos normativos estabelecidos na legislação. Com o encerramento do nível de emergência pela ANM, a barragem Norte Laranjeiras fica classificada em nível de alerta”, disse.
Reforma do Imposto de Renda pode favorecer a compra de imóveis Fim da escala 6x1 teria impacto inferior a 1% do custo operacional, diz Ipea
A barragem de Norte Laranjeiras é a segunda estrutura da empresa em Minas Gerais a sair do nível de emergência em 2026. Em janeiro, a barragem Maravilhas II, localizada na Mina do Pico, em Itabirito, também na Região Central do estado, obteve a declaração de condição de estabilidade positiva.
A Vale ressaltou ainda que trabalha para ampliar a segurança das suas operações, dando prioridade à proteção das pessoas, comunidades e meio ambiente.
“A Vale mantém, de forma permanente, medidas de controle e monitoramento das estruturas geotécnicas, 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio dos Centros de Monitoramento Geotécnico”, completou.