O feriado nos Estados Unidos em memória de Martin Luther King contribuiu para amortecer, no Brasil, o efeito da retomada na percepção de risco geopolítico, agora em torno da ambição do presidente
Nesta segunda-feira, o índice da B3 contou com o suporte de Petrobras (ON +0,53%, PN +0,41%) e das ações de poucos bancos como Santander (Unit +0,69%) para suavizar o efeito negativo de Vale ON (-0,39%), principal papel do Ibovespa. Na ponta ganhadora do índice, Hapvida (+3,85%), IRB (+3,59%) e Cury (+2,94%). No lado oposto, Natura (-3,41%), CSN (-3,15%) e Raízen (-2,44%).
Em meio a ameaças à UE sobre a Groenlândia, Trump diz que ‘não pensa na paz’ BC autorizou venda de banco para ex-sócio de Vorcaro no Master antes de operação da PF
O dólar, por sua vez, fechou com uma queda de 0,16% aos R$ 5,36. A moeda americana perdeu força após ameaças de Trump de tarifar em 10% os produtos de países europeus que enviaram tropas para reforçar a Groenlândia. A fala do republicano levou investidores a reagirem com cautela. Cabe lembrar que, com o feriado nos EUA, o mercado de câmbio operou com liquidez reduzida.
Ao longo da semana, para
Na quinta-feira (22), a agenda prossegue com o PIB dos EUA, além dos pedidos semanais de seguro-desemprego e o núcleo do índice de preços PCE, métrica de inflação ao consumidor preferida do Federal Reserve.
Em meio a esforços para adquirir a Groenlândia - que a Dinamarca já deixou claro não estar à venda -, Trump evitou comentar até onde irá para tomar o controle do território. Questionado se usaria força, respondeu apenas “sem comentários” em breve entrevista por telefone à NBC News. Quando perguntado se seguirá com o plano de tarifar nações europeias, Trump disse: “Eu vou, 100%".
Por sua vez, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que “todos devem levar ao pé da letra o que o presidente Donald Trump diz”, ao comentar a controvérsia em torno da Groenlândia. Em conversa com repórteres em Davos, Bessent disse que "é uma completa falácia” a ideia de que a postura de Trump sobre o território esteja relacionada à frustração por não ter recebido o Nobel da Paz. Mas, em carta ao primeiro-ministro da Noruega, o republicano teria afirmado “não se sentir mais obrigado a pensar apenas na paz” por não ter recebido o Prêmio Nobel, de acordo com a agência de notícias Reuters.
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse que “ainda é muito cedo” para avaliar o impacto das últimas tensões comerciais. E a China reagiu às declarações de Trump sobre a Groenlândia, pedindo que Washington abandone o que classificou como narrativa de “ameaça chinesa” para justificar interesses próprios na região.
Por fim, em outro desdobramento do dia, o chanceler alemão, Friedrich Merz, disse que tentará se reunir com Trump na próxima quarta-feira em Davos para evitar uma nova escalada das tensões. Ele reiterou que os
“Há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, com Trump voltando a bater de frente com países europeus. É uma política de choque mais uma vez, com a ameaça de imposição de tarifas, o que traz um grau maior de volatilidade para os negócios com ativos de risco”, diz Ramon Coser, especialista da Valor Investimentos.
Ainda que tenha ficado no pano de fundo da sessão, o mercado tomou nota, de forma positiva, da entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao Uol, observa Bruno Perri, economista-chefe e sócio-fundador da Forum Investimentos. “Sobretudo por conta do apoio institucional dado pelo ministro ao Banco Central, no que tange à condução da política monetária e, principalmente, ao processo de intervenção e liquidação do Banco Master”, acrescenta.
*Com Estadão Conteúdo