Brasil preserva o Pix e apresenta plano aos Estados Unidos para evitar tarifaço
Medidas apresentadas pelo Brasil visam atender às preocupações norte-americanas nos seis eixos da investigação

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta quinta-feira (2), em reunião com os Estados Unidos, um plano de medidas para contornar as investigações da chamada "seção 301", que embasa a ameaça norte-americana de taxar o Brasil em 25%.
As medidas apresentadas pelo Brasil visam atender às preocupações norte-americanas nos seis eixos da investigação, que abrangem desde corrupção até o controle do desmatamento. No entanto, o governo brasileiro reiterou que o Pix é inegociável e a ferramenta foi mantida fora do documento.
A execução do plano pela gestão federal está condicionada à não tarifação do Brasil em 25% pelos Estados Unidos. O principal representante brasileiro no encontro foi o ministro do MDIC (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Márcio Elias. Pelos Estados Unidos, participou o chefe do USTR (escritório do representante comercial), Jamieson Greer.
Segundo apuração da CNN, parte das medidas consiste em textos em tramitação no Congresso Nacional ou medidas infralegais elaboradas internamente no Palácio do Planalto. Esta foi a quarta reunião entre Márcio Elias e Jamieson Greer. Anteriormente, o foco das discussões tarifárias, segundo fontes próximas ao assunto, incluiu a possibilidade de o Brasil reduzir taxas para cerca de 300 linhas tarifárias, acenando aos norte-americanos.
Contudo, sob as diretrizes da OMC (Organização Mundial do Comércio), o Brasil não pode reduzir tarifas para um único país. A solução encontrada foi propor a redução das taxas para vários países em setores específicos onde os Estados Unidos teriam maior competitividade e que não comprometeriam a indústria nacional.
Entre os setores em debate estão máquinas e equipamentos não produzidos no Brasil, incluindo os destinados ao setor de saúde, visando especialmente a demanda do SUS (Sistema Único de Saúde), e tecnologia da informação.
As conversas no grupo de trabalho para a discussão do tarifaço prosseguem. As equipes técnicas se reunirão no início da próxima semana e um novo encontro entre Márcio Elias e Greer está sendo preparado para até 15 de julho, data limite para a resposta dos EUA sobre a recomendação de tarifas.
Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.



