A Receita Federal apresentou nesta quarta-feira (12) o cronograma para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 e detalhou as novas regras.
O período de entrega começa em 17 de março, às 9h, e será encerrado em 30 de maio, às 23h59. Segundo o Fisco, a declaração pré-preenchida, que agiliza o processo, só será liberada em 1º de abril.
A Receita apresentou ainda o calendário das restituições. De acordo com o cronograma, o primeiro lote de restituição será pago em 30 de maio e seguirá sempre no último dia útil de cada mês:
- Primeiro lote: 30 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 29 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Dentre as novidades deste ano, a Receita dará prioridade na restituição para quem utilizar a declaração pré-preenchida e optar pelo recebimento via Pix. Apesar disso, contribuintes idosos, deficientes ou cuja maior fonte de renda seja o magistério, seguem entre os primeiros da fila de restituição.
A ordem será assim:
- idosos acima de 80 anos;
- idosos entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com deficiência física ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- utilizaram a pré-preenchida E optaram por receber a restituição por PIX;
- contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida OU optarem por receber a restituição via PIX.
Os contribuintes que desejam receber as restituições mais rapidamente são aconselhados a começar a reunir os documentos necessários para o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual.
No ano passado, a Receita Federal recebeu 42 milhões de declarações dentro do prazo legal. É importante lembrar que os contribuintes que perdem o prazo estão sujeitos a uma multa mínima de R$ 165,74.