Ouvindo...

Nostalgia: filme nacional em cartaz se passa no coração de Contagem nos anos 90

Gravado no bairro Laguna, “O Último Episódio” resgata o início da década e o mito sobre ‘Caverna do Dragão’

O Último Episódio (2025)

O novo longa-metragem da renomada produtora mineira Filmes de Plástico, “O Último Episódio”, chegou aos cinemas com um selo de identidade regional inconfundível: foi integralmente filmado em Contagem, cidade natal do diretor Maurilio Martins e berço da produtora responsável por sucessos como “Marte Um”.

O filme é a estreia solo de Maurilio na direção de longas-metragens e é ambientado em 1991, na periferia da região metropolitana. A trama acompanha Erik, um adolescente de 13 anos que mente sobre possuir uma fita com o lendário último episódio da série animada “Caverna do Dragão” para impressionar a garota nova da escola, Sheila.

Laguna: cenário e memória

Mais do que apenas um set de filmagem, o bairro Laguna, em Contagem, é um personagem central na narrativa. O diretor Maurilio Martins, que nasceu, cresceu e ainda reside no local, explica a escolha: “Eu acho que, mais do que a cidade de Contagem, eu tenho me aprofundado ainda mais no lugar onde eu nasci, cresci e vivi minha vida inteira, que é o Laguna. Quase como se fosse uma cidade dentro da cidade.”

Essa forte ligação com o território confere ao filme um toque biográfico e nostálgico. O cineasta revelou que a produção utiliza a escola onde ele estudou e se passa nas ruas onde viveu a infância, com a inclusão de fotos de sua família e amigos no filme. O ambiente, que Maurilio define como uma “fonte de emprego” isolada, permitiu que muitos de seus amigos de infância continuassem morando ao seu lado, criando uma comunidade unida que reflete o espírito de amadurecimento retratado na tela.

Aventura, amizade e trilha sonora de peso

“O Último Episódio” é descrito como uma aventura adolescente à moda antiga. O elenco conta com Matheus Sampaio no papel principal e participações de nomes conhecidos do cinema mineiro, como Rejane Faria (“Marte Um”), Babi Amaral e os cineastas Gabriel Martins e André Novais Oliveira.

Outro destaque é a trilha sonora, que evoca a nostalgia dos anos 90, assinada por John Ulhoa e Richard Neves, da banda Pato Fu. O filme apresenta uma interpretação inédita de Fernanda Takai para o clássico “Qualquer Jeito”, além da presença marcante de “Doce de Mel”, sucesso da Xuxa.

Sinopse

Erik, um garoto de 13 anos, tem uma paixão platônica por Sheila e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o lendário último episódio do desenho “Caverna do Dragão”. Com a ajuda de seus amigos, precisa inventar uma saída para a enrascada em que se meteu, vivendo uma intensa história de amadurecimento.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.