Ouvindo...

6ª edição do FLI BH homenageia Antonieta Cunha e autores internacionais em programação gratuita

Festival Literário de BH celebra a diversidade de “Da minha língua eu vejo o mundo”

Escritora Antonieta Cunha é referência nacional da literatura infantil

Belo Horizonte se prepara para receber a 6ª edição do FLI BH – Festival Literário Internacional, um dos maiores encontros de literatura do Brasil. Com o tema inspirador “Da minha língua eu vejo o mundo”, que celebra a diversidade linguística do país, o evento acontece de 22 a 26 de outubro na Funarte MG e se estende por diversos Centros Culturais, Cine Santa Tereza e a Biblioteca Infantil e Juvenil, com programação gratuita.

O festival presta uma merecida homenagem à Maria Antonieta Cunha, editora, educadora e escritora mineira, figura central na literatura infantil e juvenil e fundadora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH. A cerimônia de abertura, em 22 de outubro, às 18h30, será seguida por uma mesa de debate dedicada à sua trajetória.

Intercâmbio e grandes nomes

A edição deste ano se destaca pela participação de nomes nacionais e internacionais, reforçando o caráter plural do FLI BH. Entre os convidados, estão a autora e ilustradora Fereshteh Najafi (Irã), o poeta Lino Eustáquio (Moçambique), os mineiros Ricardo Aleixo e a poeta Adélia Prado (celebrando 90 anos), a ilustradora convidada Aline Abreu (SP) e as chilenas Gabriela Mistral e Lina Meruane.

Uma das grandes novidades é a parceria com a Mostra do Livro Latino-Americano (MOLLA), que estreia em BH com um foco especial no Chile, trazendo mesas de debate e uma feira literária. Destaque para o encontro com a escritora chilena Lina Meruane, que discutirá temas como exílio, identidade e a situação na Palestina.

Programação ampla e descentralizada

Visando promover a leitura e a escrita como políticas públicas, o FLI BH oferece um leque vasto de atividades para todas as idades: mesas de debate, saraus, oficinas, contação de histórias, espetáculos, performances de ilustração, feira de livros e uma exposição sobre a diversidade linguística brasileira.

Em um esforço de descentralização cultural, parte da programação será levada a outros territórios da cidade, ocupando os Centros Culturais, o Cine Santa Tereza e a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil a partir do dia 10 de outubro. Além disso, o evento sedia o VI Fórum de Bibliotecas Escolares, que debaterá a importância da biblioteca como espaço de formação de leitores e pesquisa.

O festival é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico. A programação completa pode ser consultada no site oficial.

Leia também

Serviço: 6º FLI BH – Festival Literário Internacional de Belo Horizonte

  • Datas: 22 a 26 de outubro (programação na Funarte MG)
  • Local Principal: Funarte MG (Rua Januária, 68 – Floresta)
  • Entrada: Gratuita
  • Programação completa: pelo Portal Belo Horizonte
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.