Itatiaia

Cláudio Fraga leva o projeto 'O Mundo é dos Bichos' a escolas municipais de Belo Horizonte

Iniciativa cultural une pocket shows, teatro e oficinas gratuitas de dança para conscientizar crianças da rede pública sobre preservação ambiental e diversidade

Por
“O Mundo é dos Bichos”
'O Mundo é dos Bichos' • Divulgação

O compositor e produtor cultural Cláudio Fraga vem movimentando a rede municipal de ensino de Belo Horizonte com o projeto “O Mundo é dos Bichos”. Realizada por meio de recursos do Fundo Municipal de Cultura, a iniciativa utiliza a ludicidade da música, do teatro e da dança para aproximar os pequenos estudantes de temas essenciais como sustentabilidade, amizade e cuidado com o planeta.

Inspirado no CD e DVD lançados em 2016 e com direção artística de Carlos Magalhães (Magá), o projeto circulou ao longo de outubro por cinco Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da capital, com uma última apresentação prevista na EMEI Gameleira em data a ser definida.

"Criamos o projeto pensando em aproximar as crianças de temas importantes para o futuro do planeta por meio da música, do humor e da fantasia. Os animais ajudam a contar essa história de uma maneira leve, mostrando que solidariedade e respeito à natureza são fundamentais", destaca Cláudio Fraga.

A aventura dos bichos e diversidade de ritmos

Com cerca de 40 minutos de duração, a narrativa lúdica acompanha um grupo de animais terrestres que precisa se abrigar em um grande barco após um longo período de chuvas intensas. Com o retorno do sol e o anúncio de “Terra à vista!”, os bichos percebem que será preciso reconstruir a natureza coletivamente, reforçando mensagens sobre a importância da convivência.

A trilha sonora autoral transita por diferentes gêneros musicais como blues, rock, reggae, pop e afoxé, embalando personagens como a elefanta, o tatu-bola, o leão, o papagaio e o jabuti. Além das apresentações nas escolas, o projeto realizou oficinas gratuitas de dança (Hip Hop e Passinho) no Centro Cultural Vila Fátima, ampliando o alcance artístico para a comunidade.

Todo o conteúdo audiovisual da iniciativa segue disponível de forma gratuita na internet para educadores, pais e crianças.

Serviço e conteúdo online:

  • Projeto: O Mundo é dos Bichos — CD e Show
  • Acesso: gratuito
  • Conteúdo Digital: playlist completa disponível no YouTube
  • Informações: Instagram @otubaraomartelo
Por

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

 

 

Belo Horizonte