Itatiaia

'Arte em Grandes Formatos': Museu Inimá obras de imersão em grande escala em BH

Em cartaz até janeiro de 2027 com entrada gratuita, a exposição abre a nova temporada do museu ao lado de mais duas mostras inéditas; mostra reúne obras de artistas como Tomie Ohtake, Luiz Zerbini, Lauren Quin e Aislan Pankararu

Por
“Arte em Grandes Formatos” explora relações entre pintura, corpo e espaço
“Arte em Grandes Formatos” explora relações entre pintura, corpo e espaço • Vitor Camarano/Museu Inimá de Paula

O Museu Inimá de Paula, localizado no Centro de Belo Horizonte, apresenta a exposição “Arte em Grandes Formatos”, em cartaz até o dia 24 de janeiro de 2027. Explorando a escala monumental como elemento de construção e percepção da imagem, a mostra coloca em diálogo as obras de quatro importantes nomes da arte contemporânea e moderna: Tomie Ohtake, Luiz Zerbini, Lauren Quin e Aislan Pankararu.

A exposição aproxima trajetórias e linguagens distintas que investigam a cor, a superfície e as relações entre a pintura, o corpo, a memória e o espaço. Entre os destaques está uma monumental tela de 2,80 metros de Tomie Ohtake, marco da abstração no país, além do entrelaçamento entre natureza e geometria de Luiz Zerbini, o gestualismo sobreposto da norte-americana Lauren Quin e a linguagem ancestral e biológica do artista indígena Aislan Pankararu.

"Os artistas compartilham o desejo de expandir os limites da linguagem visual, criando composições que convidam o espectador a olhar para além do imediatamente reconhecível. É nesse encontro entre aproximações e diferenças que reside a potência da mostra", ressalta Vitor Camarano, coordenador artístico do espaço.

Três exposições simultâneas ocupam o museu

A atração integra a nova temporada do Museu Inimá de Paula, que renova completamente seu circuito temporário oferecendo três mostras simultâneas, todas com acesso gratuito:

  • Arte em Grandes Formatos: abstração, escala e percepção espacial através das obras de Ohtake, Zerbini, Quin e Pankararu.
  • José Adario – Raiz de Ferro: com curadoria de Alana Silveira, a mostra celebra cinco décadas de produção do mestre ferreiro baiano Zé Diabo, relacionando as ferramentas sagradas dos orixás no Candomblé à escultura em ferro.
  • Aldir Mendes – Geometria do Olhar: um panorama por quatro décadas da trajetória do médico e artista autodidata Aldir Mendes de Souza, explorando radiografias, abstração geométrica e experimentação visual.

Serviço:

  • Exposição: Arte em Grandes Formatos (junto a José Adario — Raiz de Ferro e Aldir Mendes — Geometria do Olhar)
  • Período de visitação: em cartaz até 24 de janeiro de 2027
  • Horários de funcionamento:
    • Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 18h30
    • Quinta-feira: das 12h às 20h30
    • Domingos e feriados: das 10h às 16h30
  • Local: Museu Inimá de Paula | Rua da Bahia, 1.201 — Centro, Belo Horizonte/MG
  • Entrada: gratuita
  • Instagram: @museuinimadepaula
Por

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

 

 

Belo Horizonte