Ouvindo...

Tambaqui de Ouro em restaurante de Manaus (e bife de ouro bem mais barato que no Catar)

O lutador de MMA Alan Nuguette aprovou o novo prato da Amazônia

Ouro é aplicado em prato tradicional da Amazônia

Tambaqui folheado a ouro com o sabor inconfundível do peixe mais apreciado pelos manauaras. Para quem for a Manaus e quiser experimentar a iguaria, o restaurante fica logo no início da Rua Rio Purus. Quanto ao preço não há dúvida que a versão amazônica é bem mais barata do que o Bife de Ouro do Catar, inclusive o bilhete de avião custa muito menos.

O prato Tambaqui de Ouro é servido com baião, vinagrete, farofa e banana. O chefe do restaurante está colocando também no cardápio o Bife de Ouro mas ainda não divulgou os preços.

Agora o convite será estendido ao dono do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno e outros destaques do esporte interessados em conhecer a versão amazônica do Tambaqui de Ouro.

Perguntado sobre o qual é a bebida ideal para acompanhar o novo prato amazonense, o chefe não teve dúvida em apontar um bom vinho branco, gelado, para aliviar um pouco o calor da floresta tropical.

O setor da pesca é um segmento de destaque na economia do Amazonas. A indústria tem seu peso relevante na e economia sobretudo na Zona Franca de Manaus.

O agronegócio tem um crescimento muito surpreendente no estado do Amazonas com destaque para Parintins e Manaus, que se posicionam em vigésimo-quinto e vigésimo-sétimo lugares, respectivamente, entre os municípios mais atraentes do Brasil para investimentos no agro.

As lavouras e a pecuária estão subindo na produção com aumento dos empregos e boa remuneração. O gado de corte, também para exportação, vem ganhando destaque em Parintins que apresenta também um carnaval muito atrativo e diferente com as duas escolas tradicionais, Boi Caprichoso e Boi Garantido.

A cafeicultura sustentável saiu de 7 mil sacas em 2018 para 75 mil em 2022, segundo a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento - contando com o incentivo do governo do estado.

Está se comprovando que no Amazonas é possível desenvolver um café de excelente qualidade e alta produtividade. Arroz, banana, laranja e mandioca também se produz em bom volume, além do açaí, cacau, palmito, castanha do pará, borracha e outros variados produtos da floresta.

Lembrando que no interior do estado, o município de Coari tem uma larga produção de petróleo e gás natural, sendo essa a maior reserva terrestre de gás e petróleo do Brasil.

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.