Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Arena MRV e Instituto Galo

Como a Arena MRV já nasceu gerando impacto e transformando vidas através da responsabilidade social e do Instituto Galo

Galo Doido participa de ações ao longo do ano

O ano era 2019, eu tive a ideia de fazer um projeto de voluntariado com as torcidas organizadas do Atlético e realizava uma consultoria em responsabilidade social para a LOG, empresa do Grupo MRV-CO. Foi quando um dia uma pessoa da equipe da LOG me falou,“Bruna quero que você conheça o Bruno Muzzi, eles vão precisar da sua ajuda no projeto da Arena MRV”.

Foi assim, que neste mesmo dia, entrei em uma sala no edifício sede da MRV e encontrei quatro pessoas, sim, acredite, a equipe era composta pelo Bruno Muzzi, hoje CEO da Arena e Atlético, Carlos Antônio Pinheiro, Diego Pontes e Thiago Maia. Foi com um monte de papéis em cima da mesa que eles me receberam com um sorriso no rosto e assim, nasceu uma grande parceria e amizade.

A Arena MRV já foi pensada desde o início para ter um DNA voltado para a responsabilidade social, antes mesmo das obras iniciarem, a equipe visitou a ONG Cidade dos Meninos e foi para a mesma, que doaram a madeira de lei retirada da área para a construção do estádio.

A Arena também participou ativamente das três edições; 2020, 2021 e 2022 do Leilão Beneficente promovido pelo Movimento das Embaixadoras do Bem através da doação de itens e experiências, que beneficiaram o Hospital da Baleia, Instituto Mano Down e a Cidade dos Meninos. Aqui vai o meu agradecimento especial para o Executivo de Marketing da Arena, João Márcio Coelho, que sempre está de “braços abertos” para ajudar nas ações e projetos sociais que desenvolvemos.

E não pára por aí, você sabia que a Arena MRV foi pensada para ser totalmente acessível além de possuir um projeto específico para autistas e de inclusão dentre outras importantes ações sociais?

As lembranças acima citadas vieram à minha cabeça como um filme quando estava no evento de inauguração, O Nascimento do Campo, que aconteceu no último final de semana. A emoção foi enorme, não só porque sou atleticana e vi aquele sonho começar, mas principalmente, porque foi através da Arena MRV que surgiu a ideia de criar o Instituto Galo!

1,5 por cento da receita operacional do estádio será revertido para o Instituto promover ações de impacto, mas muito antes da obra ser concluída, a equipe da Arena já havia aportado para que o Instituto começasse a operacionalizar. Tenho imenso orgulho em ter participado da produção do vídeo da primeira ação realizada pelo Instituto Galo em parceria com a Arena em 2020, durante a pandemia da COVID-19, na Creche Nossa Senhora Auxiliadora Santa Maria próxima a Arena.

Segundo Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo, a sociedade pode esperar que ele seja cada dia mais atuante em projetos que promovam a educação e a cidadania para as gerações futuras, além de estarem sempre presentes em campanhas solidárias e de conscientização.

A atuação do Instituto Galo baseia-se nos seguintes pilares estratégicos:

  • Projetos próprios: são os projetos criados e executados pelo Instituto, com apoio de parceiros. Alguns exemplos são o Programa Imortal (em que o Instituto Galo abre as portas do Clube para ex-atletas e ex-funcionários que ajudaram a construir a história do Galo); o Projeto Escola do Futuro (que promove a formação e o desenvolvimento humano de meninos e meninas com aulas de futebol e oficinas de educação psicossocial. O projeto tem hoje três núcleos: dois em Belo Horizonte e um em Rio Acima. A expectativa é terminar o ano de 2023 com seis núcleos em atividade); o Projeto Musical (que oferece oficinas de Charanga e Orquestra para meninos e meninas do entorno da Arena MRV); e o Projeto Galo Pong (que oferece aulas de tênis de mesa a estudantes de Vespasiano, onde fica a Cidade do Galo).

  • Campanhas solidárias: campanhas desenvolvidas para apoiar famílias e instituições com algum tipo de necessidade material.

  • Campanhas de conscientização: são feitas para alertar e sensibilizar sobre temas relevantes para a sociedade. O Instituto já participou de campanhas de conscientização sobre o Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama); contra a importunação sexual em estádios de futebol; Protagonismo Feminino; e sobre o acolhimento a refugiados e migrantes.

Além de levar alegria com as visitas do mascote do Clube, o Galo Doido, às escolas, hospitais e instituições.

Os números de 2022 demonstram a seriedade desses compromissos:

  • Mais de 100 mil pessoas beneficiadas com as campanhas solidárias;

  • Mais de 350 mil pessoas impactadas pelas campanhas de conscientização;

  • Mais de 340 instituições beneficiadas;

  • Mais de 440 ações solidárias realizadas;

  • R$ 1.500.000,00 em doações recebidas;

  • R$ 2 milhões captados em ações de incentivo;

  • 9 campanhas institucionais realizadas;

  • Implantação de duas unidades do projeto Escola do Futuro, com 200 crianças beneficiadas;

  • Implantação de Projeto Musical com a comunidade do entorno da Arena MRV, beneficiando mais de 100 crianças e adolescentes;

  • 109 ex-jogadores e ex-funcionários do Clube beneficiados pelo Programa Imortal;

  • Criação do Clube dos 113, que garante ao Instituto Galo doadores recorrentes por um período de 16 meses (os integrantes do Clube contribuem mensalmente com valores fixos)

Em 2023 iniciou-se o projeto Galo nas Creches, que tem como objetivo, a visita do Galo Doido ao longo do ano, a todas as creches municipais de Belo Horizonte.

Para o futuro, o Instituto pretende ampliar ainda mais essa rede de solidariedade constituída a partir do amor pelo Galo, potencializando, principalmente, o alcance e o número de pessoas beneficiadas pelos projetos próprios. Um exemplo disso, é a nova campanha Quentinha do Galo, na qual o Instituto pretende investir ainda mais, durante 13 dias seguidos, entre março e abril de 2023, foram distribuídas 313 marmitas por dia a moradores em situação de rua em Belo Horizonte, mais de 4.000 marmitas, mas a presidente Maria Alice que chegar a 13.000!.

“O legado que o Instituto Galo pretende construir, a cada ano, é o da contribuição para uma sociedade melhor, mais humana e solidária”, diz Maria Alice.

A Arena MRV e o Instituto Galo são projetos que mais uma vez demonstram a importância de se gerar valor compartilhado, pois beneficiam não só os torcedores atleticanos, mas também as pessoas com deficiências, comunidades do entorno, ONGs e qualquer cidadão que precise de ajuda ou que queira assistir a um evento de qualidade na arena mais tecnológica da América Latina!

A Arena MRV e o Instituto Galo já nasceram com o objetivo de gerar impacto e transformação para todos!

Bruna Braga é jornalista, consultora em RSC e fundadora da Terceirolhar