Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Conheça os principais benefícios do colágeno para nosso corpo

O colágeno está presente em nossos tendões, cartilagens, músculos, ossos e pele desde que nascemos, mas, com o passar da idade, essa produção vai diminuindo

O colágeno é fabricado naturalmente por nosso organismo e graças à eles é possível dar forma aos tecidos, mantendo-os firmes e fortes. O colágeno está presente em nossos tendões, cartilagens, músculos, ossos e pele desde que nascemos, mas, com o passar da idade, essa produção vai diminuindo e o organismo vai apresentando uma série de fenômenos desagradáveis que ajudam a aumentar a flacidez do corpo.

O que acontece é que, com a idade, tudo vai desmoronando. Os ângulos vão se tornando cada vez mais tênues e nosso rosto vai gradativamente perdendo seu contorno, como se tudo começasse a sair de sintonia. O resultado da falta de colágeno está na pele de pessoas mais velhas que, em geral, não dispõem dos cuidados estéticos necessários para retardar o processo do envelhecimento.

O colágeno hidrolisado é uma substância importante para todo o nosso corpo e traz uma série de benefícios que vão além da saúde da pele. Ele pode ser consumido diariamente - 10 gramas - e é possível escolher entre as cápsulas e sua versão em pó. Listamos abaixo alguns dos benefícios mais evidentes do colágeno e que, com certeza, interessam a todas as mulheres que zelam pela estética de seu corpo.

  1. Pele mais elástica, hidratada e regenerada. O colágeno é muito benéfico para a pele, pois lhe dá firmeza e aumenta sua resistência, ajudando a sustentar as células e mantendo-as mais unidas. Ele também é muito eficaz na hidratação e regeneração da pele, auxiliando na prevenção de rugas.

  2. Fortalece cabelos e unhas. Nossos cabelos e unhas são formados especialmente por proteínas e o colágeno, sendo uma proteína, irá auxiliar na manutenção de toda a estrutura das unhas e cabelo, o que irá aumentar sua resistência e brilho. Unhas enfraquecidas e cabelos menos luminosos são, na maioria das vezes, causas da falta de colágeno no organismo.

  3. Emagrecimento. O colágeno em pó, se ingerido entre 30 e 60 minutos antes de cada refeição, ajuda a saciar e controlar o apetite, além de contribuir com o aumento da massa muscular e combater a flacidez de nossa pele, principalmente em casos onde o praticante tenha perdido muito peso.

  4. Auxilia nos tratamentos de artrose. A ciência médica já reconheceu os benefícios trazidos pelo colágeno hidrolisado e para quem sofre com artrose, visto que essa proteína tem o poder de melhorar a cartilagem dos indivíduos no início da doença e ajudar na recuperação dos desgastes das cartilagens junto aos tratamentos convencionais da artrose.

  5. Tendões, ligamentos e cartilagens mais resistentes. O colágeno é a principal proteína de nossas cartilagens, tendões e ligamentos, sendo essencial no fortalecimento dessas estruturas. Não é à toa que a suplementação com colágeno hidrolisado é indicada para muitos atletas.

Cirurgiã Plástica mineira, radicada em São Paulo. Especialista em cirurgias estéticas, faciais e corporais. CRM: 106.491 / RQE: 25827
Leia mais