A maioria dos brasileiros vê a possibilidade de se envolver com o metaverso e a realidade virtual no cotidiano como algo positivo. Mas antes de mais nada, vamos alinhar os conceitos.
Agora então, podemos falar sobre os resultados da pesquisa recém divulgada pela Ipsos, que buscou saber as impressões das pessoas no Brasil e em outros 28 países sobre esses temas.
Para 60% das pessoas no Brasil, a possibilidade de se envolver com realidade virtual no cotidiano é algo positivo. Se levarmos em conta as respostas de todos os países, o Brasil fica acima da média global, que ficou em 50%. Liderando a turma dos mais positivos estão China e Índia com índices de 78% e 75%.
Ainda de acordo com a pesquisa, 73% dos brasileiros acreditam que, nos próximos dez anos, a maneira como consumimos serviços de entretenimento digital sofrerá mudanças significativas. Sobre as configurações do trabalho remoto, 73% acham que vão mudar. Em relação aos serviços de ensino a distância e jogos virtuais, 71% acham que no mesmo período haverá grandes mudanças.
Um bom exemplo das mudanças que vêm por aí foi dado essa semana pela USP. A Universidade de São Paulo anunciou que será a primeira instituição de ensino público brasileira a entrar no metaverso.
É o futuro se tornando presente.