Durante os últimos anos, nos acostumamos a ver estrelas de primeira grandeza desfilando o mais alto futebol pelos gramados do mundo. E, quando se falava em Copa do Mundo, logo vinha à mente a expectativa de lances plásticos e mágicos desses jogadores. Mas o Mundial do Catar pode ter representado o adeus de várias dessas estrelas.
A primeira copa no Oriente Médio pode ter assistido ao fim do maior jogador da história da Croácia. O meia Luka Modric tem 37 anos e, mesmo apresentando um futebol de alto nível, dependerá de um condicionamento impecável para aparecer no próximo mundial, em 2026, que será disputado em três países: México, Estados Unidos e Canadá.
Falando em México, a equipe que não conseguiu avançar para a fase de mata mata da Copa, pode ter assistido o último ato do goleiro Guilherme Ochoa. Assim como Modric, o recordista em participações nas Copas está com 37 anos.
O Catar pode ter decretado o adeus de dois campeões mundiais: os alemães Manuel Neuer e Thomas Müller. O goleiro - que já foi eleito o melhor do mundo - tem 36 anos, enquanto Müller tem 33 e já avisou que não servirá mais a seleção do seu país.
Na esteira dessa decisão, aparece o espanhol Sergio Busquets, campeão do mundo em 2010, que viu chegar ao fim sua carreira de Copas. Ele tem a mesma idade do francês Benzema, que não conseguiu atuar em solo catari e tem chances remotas de disputar em 2026.
Melhor jogador do mundo, eleito pela FIFA em 2020 e 2021, o polonês Robert Lewandowski tem 34 anos e estará na Copa, se seguir os passos de Cristiano Ronaldo.
Aliás, o CR7 é um fenômeno. Aos 37 anos, participou da Copa, sem ter alto nível de edições anteriores. Mesmo assim, Cristiano deu uma entrevista ao jornal britânico The Sun revelando a vontade de se aposentar só aos 40 anos.
Os uruguaios Luís Suárez e Edinson Cavani foram eliminados com a Celeste e, aos 35 anos, podem ter se despedido dos mundiais.
Maior vencedor do prêmio Bola de Ouro da história, o argentino Lionel Messi está com 35 anos. Como é um fora de série, pode aparecer em mais um mundial na sua vitoriosa carreira.
O Catar também se despediu de dois veteranos brasileiros.
Convocação mais questionada pela imprensa e pelos torcedores, Daniel Alves bateu o recorde de jogador mais velho a vestir a camisa da Seleção Brasileira e, aos 39 anos, prepara sua despedida até mesmo do futebol.
Outro jogador que também se despede é o zagueiro Thiago Silva, que disputou sua quarta copa consecutiva.
E fica a pergunta: foi também a última Copa do Mundo de Neymar?
O astro brasileiro, na decepção da eliminação do Mundial, afirmou que não irá mais vestir a camisa amarelinha. Mas isso só o tempo dirá!