Belo Horizonte
Itatiaia

Seca afeta custo da energia no Brasil

Especialistas avaliam que o risco de alta na conta de luz pelo longo período de estiagem é fruto da falta de investimento em mais usinas hidrelétricas

Por
Hidrelétrica de Três Marias • Divulgação Cemig

A falta de chuvas afeta sobremaneira a oferta de energia no País, uma vez que impacta o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas (UHE). E, embora o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) esteja defendendo o acionamento antecipado das usinas termelétricas (UTE) para prevenção do fornecimento energético nos horários de maior consumo, a utilização das mesmas acarreta custo maior, repassado aos consumidores. Especialistas apontam que o risco de alta na conta de luz pelo longo período de estiagem é fruto da decisão que o Brasil tomou de não investir em mais usinas hidrelétricas com armazenamento de água.

Leia a análise completa e as alternativas propostas pelos especialistas

Minas Gerais atrai R$ 245 milhões em projetos de hidrogênio de baixo carbono

A aprovação do marco legal do hidrogênio de baixo carbono (Lei 14.948) em nível federal e a Lei Estadual nº 24.940, que estabelece objetivos para a Política Estadual do Hidrogênio de Baixo Carbono e Hidrogênio Verde, têm impulsionado a atração de investimentos na área para Minas Gerais. O Estado já conta com dois projetos anunciados, que somam R$ 245 milhões de investimentos. São eles: o Centro do Hidrogênio Verde - CH2V, em Itajubá, no Sul de Minas, e a iniciativa da Companhia Siderúrgica Nacional, em Arcos, na região Centro-Oeste.

Conheça as principais vantagens do hidrogênio e suas aplicações

 

STF referenda liminar sobre dívida de Minas

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou por unanimidade a decisão liminar do ministro Edson Fachin, para prorrogar o prazo de pagamento da dívida do Estado com a União até 1° de agosto. O referendo ocorre dias antes do julgamento sobre o caso da dívida mineira no Plenário do Supremo, previsto para esta quarta-feira (28). Vale lembrar que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) adiou a votação em plenário, em segundo turno, do PL 1202/2019, que permite ao Estado aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), por conta das últimas decisões do STF favoráveis à prorrogação do prazo de pagamento da dívida.

Entenda os próximos passos

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.