Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Mês da Inovação: eventos gratuitos acontecem em BH e todo o Brasil em outubro

Troposlab e Órbi Conecta realizam, no próximo 5 de outubro, painéis e palestras abordando temas como intraempreendedorismo e Inteligência Artificial em Belo Horizonte

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Alexa por Pixabay

A consultoria Troposlab, em correalização com o Órbi Conecta, anuncia a terceira edição do Mês da Inovação, uma forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro em todo o país. A inspiração para a escolha da data, instituída pelo governo brasileiro em 2010, foi Alberto Santos Dumont pelo extraordinário feito de ter conseguido vencer o Prêmio Deutsch em competição com outros inventores, em 19 de outubro de 1901.

O Mês da Inovação, criado pela Troposlab, é um evento que consiste em uma série de painéis e palestras em hubs de todo o Brasil. A programação aborda temas quentes como inteligência artificial (IA), oportunidades de inovação locais, bioeconomia, intraempreendedorismo, cultura, transformação digital, inovação em grandes empresas, entre outros. O evento acontece presencialmente em hubs de várias capitais pelo Brasil – como Manaus, Natal, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo – será transmitido ao vivo pelo canal da Troposlab no YouTube, e é gratuito nos dois formatos.

Em Belo Horizonte, as atividades acontecem no dia 5 de outubro (quinta-feira) e se iniciam às 16h, no Órbi Conecta – Av. Antônio Carlos, 681, Lagoinha. Interessados devem se inscrever no site mesdainovacao.com.br. As vagas são limitadas.

Nomes relevantes do mercado mineiro de tecnologia e inovação são presenças confirmadas, entre eles Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta; Reinaldo Sima, Diretor de Tecnologia, Transformação Digital e Inovação da MRV&CO; Guilherme Ximenes, CTO do Inter; e Renata Horta, CEO e fundadora da Troposlab, além de conselheira da Sirius a primeira neouniversidade do Brasil com foco em ciências de dados e IA, a Faculdade Sirius.

“O Mês da Inovação existe para fortalecer as discussões sobre o tema no país, formar uma rede que potencialize as ações de todos os envolvidos e aprimorar o ambiente de negócios das startups e das práticas de inovação aberta. Queremos aproximar diferentes atores, especialmente grandes empresas, fomentadores e startups. Para isso, queremos facilitar a presença de todos, da melhor forma possível”, explica Renata Horta.

A Troposlab é uma consultoria especializada em inovação que desenha programas personalizados de transformação cultural, jornada de desenvolvimento do comportamento empreendedor, interação com startups e intraempreendedorismo para médias e grandes empresas e instituições de diversos setores. Focada nas necessidades do ecossistema empreendedor e em gerar conhecimento, é pioneira no Brasil em promover inovação nas empresas a partir de seus próprios colaboradores. São mais de 840 projetos intraempreendedores desenvolvidos, além de quase 1.600 startups aceleradas em iniciativas de open innovation desde a sua fundação, em 2012.

“O Órbi Conecta, como o principal hub de inovação de Minas Gerais, realiza durante todo o ano atividades que fortalecem a cultura aberta para inovação junto a grandes empresas e para o todo o ecossistema de empreendedorismo digital. O Mês da Inovação, em parceria com a Tropos, é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso de conectar as melhores soluções das startups a desafios reais de grandes empresas e promover discussões sobre as principais tendências do cenário digital”, afirmou Dany Carvalho.

O Órbi Conecta foi fundado em 2017 pela comunidade de startups San Pedro Valley, juntamente com três grandes empresas mineiras - Inter, MRV e Localiza -, trata-se de um espaço para gerar conexões e construir futuros desejáveis. Com sede em Belo Horizonte, conecta startups, corporates e talentos para impulsionar o mercado de tecnologia e inovação do país. Os seus três pilares são o Órbi for Startups, o Órbi for Corporates e o Órbi Academy.

Agenda Órbi Conecta: 05/10

  • 16h: Painel Iniciativas que podem ser parceiras de grandes empresas na geração de resultados de inovação. Com Dany Carvalho (Órbi Conecta), Marcos Knosel (FCJ) e Renata Horta (Troposlab)

  • 16h45: Transmissão de apresentação Sirius sobre Inteligência Artificial

  • 17h: Painel Intraempreendedorismo inovador: como reduzir custos, ganhar competitividade e gerar novos negócios. Com Amanda Carvalho (Belgo); Reinaldo Sima (MRV&CO) e Guilherme Ximenes (Inter)

  • 18h30: Happy hour para gerar conexões

  • Inscrições: mesdainovacao.com.br

O Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, e agora mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.
Leia mais