Amigas e amigos do Agro!
O anúncio do presidente americano Donald Trump aplicando tarifa de 50% aos produtos agrícolas brasileiros, preocupa entidades e produtores do agronegócio.
Preocupa e muito porque vários setores embarcam seus produtos para os Estados Unidos com destaque para o café, carne bovina, suco de laranja, papel e celulose.
Com algumas dúvidas que o governo ainda não esclareceu bem para o próximo ano agrícola como o seguro rural, juros altos que podem subir mais, tudo isso vai deixando os produtores na incerteza de como planejar com mais segurança o plantio de suas lavouras e investimentos em outros setores. E o consumidor fica na espera dos futuros preços dos alimentos.
Os Estados Unidos são os maiores compradores do café arábica brasileiro. Lideram também a compra do suco de laranja e são grandes importadores de papel e celulose.
São dependentes do suco de laranja brasileiro porque praticamente perderam seus laranjais na Flórida por onde passam até 2 furacões por ano. Hoje só produzem laranja na California.
A carne bovina brasileira aumentou significativamente sua entrada nos Estados Unidos, que atravessam hoje o pior momento de sua bovinocultura nos últimos 50 anos.
Os americanos sempre foram grandes compradores da carne brasileira, inclusive um bom volume da carne de segunda para fabricação de hambúrguer.
Vale lembrar que a Argentina está fechando com os Estados Unidos o livre comércio, sem taxas, em 80% dos produtos comercializados entre os 2 países, sendo a maioria do agro. Bem ao estilo chinês, Xi Jinping é outro que acerta suas com Donald Trump.