Ouvindo...

Vaga no STJ pode render mais um senador para a base de Lula

A filiação de Dr. Eudócia, mãe do prefeito de Maceió, JHC, a um partido da base de Lula poderia culminar na indicação da tia do prefeito ao STJ, segundo fontes da coluna.

Marluce Caldas Ribeiro, candidata a uma vaga no STJ

A indicação de uma ministra para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode garantir ao governo mais uma senadora na base de Lula. Dr. Eudócia, mãe do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, é suplente e vai assumir a cadeira do senador Rodrigo Cunha (Podemos), que foi eleito vice-prefeito da capital de Alagoas. JHC é aliado de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados.

Eudócia é filiada ao PL, mas é cobiçada pelo Podemos que deseja manter a cadeira com o partido. No entanto, segundo fontes da coluna, há interesse de legendas da base de governo em filiá-la. A moeda de troca, segundo fontes da coluna, seria a indicação de Maria Marluce Caldas Bezerra, tia de JHC, para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça. O nome dela já consta na lista triplíce do Ministério Público Federal.

Já o vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, deve ficar no cargo até 2026 quando pode assumir a prefeitura, caso JHC seja candidato ao Governo de Alagoas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.