Retrospectiva do Youtube: o que são breakout creators e topcreators?
As duas categorias levam em conta o crescimento dos canais de criadores de conteúdo no Brasil durante o ano

Na Retrospectiva do YouTube, que é um evento anual que celebra os criadores de conteúdo da plataforma, os criadores são divididos em duas categorias principais: breakout creators e top creators.
As duas listas são feitas com base no crescimento de inscritos durante todo o ano, incluindo apenas criadores de conteúdos, excluindo, assim, artistas, marcas, empresas de mídia e conteúdo infantil.
Os breakout creators são criadores que tiveram um crescimento significativo em seu número de inscritos e visualizações em um curto período de tempo. Quem lidera a lista deste ano é Micael Melo, que grava vlogs com desafios e grandes aventuras e soma mais de sete milhões de inscritos. Léo Medeiros, natural de Minas Gerais, produz conteúdos sobre viagens. Confira a lista completa:
-
Micael Melo;
-
Figuritalo;
-
Léo Medeiros (Minas Gerais);
-
Nauta;
-
leozlinski;
-
ByeBrunoFagundes;
-
Neagle;
-
Bird Ninja;
-
Emanoel Oliveirah;
-
Nathan Pereira.
A categoria top creators, além das métricas já citadas, também considera apenas canais que tiveram um crescimento de 200% em 2023 em relação a 2022. Esta categoria contempla criadores de conteúdos já estabelecidos na plataforma, com uma grande base de fãs e com um considerável alcance. MrBeast lidera o ranking no país mesmo sendo dos Estados Unidos devido aos conteúdos dublados e legendados, que facilitam o acesso de pessoas do mundo todo.
O segundo lugar é de Enaldinho, natural de Belo Horizonte, que produz conteúdos de desafios, coleções de figurinhas entre outros e, recentemente, fechou uma parceria com o Atlético. Também representando a capital, Anninha também compartilha vídeos de lifestyle e desafios. Confira o ranking completo abaixo:
-
MrBeast;
-
Enaldinho (Belo Horizonte);
-
Micael Melo;
-
Emilly Vick;
-
Natan por Aí;
-
Ju Araújo;
-
Anninha (Belo Horizonte);
-
GabrielGF;
-
Rafa & Luiz;
-
Leozinn 077.
Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.



