Ouvindo...

Dez deepfakes que confundiram a internet

Técnica usa inteligência artificial e aprendizagem profunda para criar vídeos falsos a partir de dados verdadeiros

Deepfake permite criar conteúdo falso em vídeo com aparência bastante real

O avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento do deepfake, que, com inteligência artificial e aprendizagem profunda, cria imagens de eventos falsos a partir de dados verdadeiros. Se, por um lado, ajuda a fazer vídeos divertidos e recriar cenas de filmes, pode prejudicar a imagem de indivíduos ao inseri-los em discursos eleitorais ou pornografia.

A criação do deepfake começa com o treinamento da inteligência artificial para que ela aprenda como um rosto ou uma voz se comportam. Isso requer o uso de milhares de imagens com diferentes expressões faciais ou tons de voz.

Existem já muitos exemplos do uso desse método, mas alguns deles realmente confundiram quem os viu. Acompanhe dez deles a seguir!

Neo escolhe a pílula azul em Matrix

E se Neo tivesse escolhido a pílula azul em Matrix e voltado para a sua vida normal? O canal Ctrl Shift Face usa o deepfake para transformá-lo em Peter, de “Como Enlouquecer Seu Chefe”.

Salvador Dalí comemora 115 anos

Para comemorar os 115 anos do nascimento do artista espanhol Salvador Dalí, em 2019, o Museu Dalí de São Petersburgo, na Flórida (EUA), criou um deepfake do artista para interagir com os visitantes do museu. Foram usados 6 mil frames retirados de filmes e aproximadamente 190 mil combinações de conversas.

Robert Downey Jr. e Tom Holland em “De Volta para o Futuro”

Tom Holland entra no lugar de Michael J. Fox para o personagem Marty McFly e Robert Downey Jr. assume o papel de Christopher Lloyd como Doc Emmett Brown. O canal EZRyderX47 usou deepfakes para fazer a transformação de uma cena do primeiro filme da trilogia “De Volta para o Futuro”, lançado em 1985.

Stallone e Schwarzenegger juntos em comédia

Em 2020, Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone se tornaram protagonistas da comédia Quase Irmãos, de 2008, no lugar de Will Ferrell e John C. Reilly. A edição da cena foi feita pelo comediante Brian Monarch.

Startrek com Bezos e Musk

O canal The Fakening reuniu deepfakes de Elon Musk e Jeff Bezos em uma cena da série StarTrek: Bezos aparece como o magistrado, líder dos Talosianos, e Musk como Capitão Pike.

Discurso de Zelensky

Cerca de um mês após a invasão da Ucrânia pela Rússia, um deepfake do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anuncia rendição às tropas inimigas. Publicado por cibercriminosos em uma emissora de notícias local, circulou nas redes sociais e foi retirado das principais plataformas no mesmo dia.

Tom Cruise no TikTok

Criado por Chris Ume, especialista de efeitos visuais, criou o perfil @deeptomcruise no TikTok para publicar vídeos com deepfakes de Tom Cruise. O ator Miles Fisher faz as cenas.

Discurso de Barack Obama

Criado em 2018, o deepfake do ex-presidente dos EUA parece real. Ele foi criado pelo ator e cineasta Jordan Peele em parceria com o Buzzfeed para chamar a atenção para os vídeos de notícias falsas.

Depoimento de Mark Zuckerberg

Bill Posters e Daniel Howe fizeram em 2019, em parceria com a agência britânica Cannys, um deepfake de Mark Zuckerberg. O tema? Táticas usadas para influenciar os comportamentos on e offline dos usuários.

Mesa redonda sobre futuro do streaming

Em 2019, deepfakes de Tom Cruise, Robert Downey Jr., George Lucas, Ewan McGregor e Jeff Goldblum foram reunidos para discutir sobre o futuro dos streamings e do cinema. O responsável pela ação foi o canal Collider.