A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está recrutando voluntários para participar de uma pesquisa que investiga o tratamento da dor lombar crônica por meio da prática de yoga, atividades físicas e reuniões educativas. O projeto é conduzido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).
Podem se inscrever pessoas entre 18 e 60 anos que sofrem com dor lombar há mais de três meses. O estudo terá duração aproximada de três meses (24 sessões), com encontros duas vezes por semana, sempre às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, na sede da EEFFTO, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.
Ao todo, 110 participantes serão selecionados. A fisioterapeuta e doutoranda Simone Machado, responsável pela pesquisa, explica que em 95% dos casos de dor lombar crônica a causa não é específica. Por isso, o tratamento não medicamentoso — como yoga e atividade física — tem ganhado destaque. Segundo ela, os métodos aplicados seguem diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Leia também:
“Desde que iniciamos o projeto, há dois anos, muitos participantes relatam melhora significativa na dor e na disposição. A yoga tem elementos que ajudam tanto no controle físico quanto emocional da dor, além de reduzir o uso de remédios”, afirma Simone.
Como funciona a pesquisa
Após a inscrição, os candidatos passarão por uma avaliação presencial para verificar se se encaixam nos critérios do estudo. Quem for aprovado será sorteado para integrar um dos dois grupos da pesquisa:
- O primeiro grupo participará de reuniões educativas e de 28 sessões coletivas de yoga, ao longo de três meses.
- O segundo grupo terá três encontros educativos e receberá orientações para realizar exercícios e yoga em casa, com início seis meses depois.
Todos os participantes passarão por uma avaliação presencial no início do projeto e mais duas avaliações por telefone durante o processo.
Como participar
Os interessados