O trecho do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, entre o bairro Olhos D’Água e a Avenida Cristiano Machado, ganhará 40 novos radares. A informação foi confirmada pela prefeitura da capital à Itatiaia nesta terça-feira (30). O trecho administrado pelo Executivo municipal tem 22,4 quilômetros (44,8 km considerando ida e volta).
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) destacou que está executando um plano de modernização e operação viária que inclui a implantação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica. “Atualmente, existem 20 equipamentos no trecho, de propriedade do DNIT, sendo 10 em cada sentido da via. Esses equipamentos estão sendo retirados para viabilizar a instalação dos novos aparelhos, que passarão a ser operados pela BHTrans. A previsão é que cerca de 40 locais recebam os novos equipamentos”, informa a PBH. Em alguns trechos na marginal, a velocidade máxima é 50km/h.
O texto informa ainda que a substituição está sendo feita de forma gradativa e envolve diferentes etapas técnicas: “fixação física dos equipamentos, instalação da sinalização viária, conexão elétrica e de transmissão de dados e aferição pelo Inmetro. Antes de entrarem em operação, os locais receberão faixas de pano informando motoristas e pedestres sobre a data de início da fiscalização”.
Gestão
A PBH assumiu a gestão do Anel Rodoviário em junho deste ano. Mais de 154 mil veículos circulam diariamente pela via.
Justificativa
Na nota enviada à Itatiaia nesta terça (30), a PBH afirmou que Belo Horizonte é referência nacional em segurança viária.
“Desde a implantação da fiscalização eletrônica, em 1999, o número de vítimas fatais caiu 59%, passando de 392 em 1999 para 159 em 2024. Os atropelamentos também tiveram redução de 72% no mesmo período, caindo de 4.488 para 1.250. Esses resultados refletem os esforços permanentes da Prefeitura para tornar o trânsito mais seguro”, concluiu.