A Santa Casa de Lagoa Santa, na Grande BH, vai receber, em breve, R$ 1,5 milhão e toda a estrutura necessária para a realização de hemodiálise. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8) pelo deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) durante visita do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, à unidade hospitalar.
“Esse trabalho de descentralização feito pelo Fábio [Baccheretti] é muito importante. Eu tenho certeza que vai fazer muito bem feito com a Secretaria Municipal e com o hospital através da liderança do prefeito Breno. E a missão que o prefeito nos passou, que é de trazer junto com o governo do estado, com o nosso governador Romeu Zema, a hemodiálise aqui paraa Lagoa Santa, da gente fazer um bom projeto de hemodiálise. Eu assumi aqui com o prefeito a responsabilidade de colocar os recursos para obra física e em torno de R$ 1,5 milhão. Vou colocar isso de emenda do nosso mandato e o secretário vai nos ajudar com a parte de equipamentos para que a gente possa trazer a hemodiálise”, disse o deputado João Vítor Xavier.
Baccheretti comentou sobre as expectativas de ampliação da unidade hospitalar.
“A expectativa nossa é que esse novo hospital com mais salas cirúrgicas de cinco para sete, mais 40, 50 leitos para cirurgias, além de internações. Essa organização da urgência emergência que ajudou com a vinda do Samu. A gente não pode esquecer que um ano atrás a gente não podia discar 192, você não conseguia ter uma ambulância”.
A medida vai aumentar o número de cirurgias eletivas na cidade e ajudar a desafogar o serviço de saúde tanto no vetor Norte quanto em Belo Horizonte. Atualmente, mais de 90 famílias da cidade necessitam de hemodiálise.
Também participaram do encontro representantes do hospital e o prefeito de Lagoa Santa, Breno Salomão.
“Tenho certeza que desse encontro aqui, novidades positivas para Lagoa Santa virão. Em breve a gente poder vai poder falar sobre ela aí, que é um pleito muito antigo nosso e eu tenho certeza que todos nós, a cidade tem a ganhar e eu tenho certeza que a gente vai fazer um bom trabalho para poder ser referência em saúde pública. Vocês podem contar com Lagoa Santa”, destacou Salomão.