Ouvindo...

Profissionais da saúde de BH protestam contra ‘sucateamento’ e por mais segurança

Trabalhadores são contra a retirada dos guardas municipais dos centros de saúde

Protesto ocorreu em frente à sede da PBH, no Centro da capital

Trabalhadores da saúde pública de Belo Horizonte protestam na manhã desta quinta-feira (11), em frente à sede da prefeitura, na Avenida Afonso Pena, no Centro da capital, contra o “sucateamento” da estrutura de trabalho e a retirada da Guarda Municipal das unidades de saúde.

O ato foi convocado pelo Conselho Municipal de Saúde e pelos sindicatos Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG). O movimento inclui a paralisação de centros de saúde por 12 horas, nesta quinta (11). Uma reunião com representantes da prefeitura foi marcada para hoje.

Marcone Moura, diretor do Sinmed-MG, destacou à Itatiaia que o setor tem dificuldade de dialogar com a administração pública sobre “os cortes dramáticos que estão acontecendo na saúde municipal e afetando também a segurança nas unidades básicas, com a retirada da Guarda Municipal nas Unidades Básicas de Saúde. Estão economizando, cortando às custas da saúde e da segurança da população e dos servidores”, disse Marcone.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou respeitar o direito à manifestação e ressaltou que o município mantém diálogo constante com os sindicatos e com o Conselho Municipal de Saúde.

“A Secretaria Municipal de Saúde atua continuamente no fortalecimento das equipes, tanto que já nomeou 3.834 profissionais aprovados no concurso do Edital 01/2020. Em relação às estruturas, até o momento, 56 centros de saúde foram totalmente reconstruídos por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e entregues à população, ampliando o conforto dos usuários e melhorando as condições de trabalho dos servidores. Foram realizadas ainda reformas e manutenções em unidades que, no momento, não fazem parte do contrato de reconstrução via PPP”, destacou trecho da nota.

Leia também

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.